As equipes de varrição e higienização da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), percorreram, nos últimos 12 meses, mais de 1,6 milhão de quilômetros de sarjetas em vias públicas para realização do serviço na capital goiana. Atividade é essencial para a conservação da cidade e preservação da saúde da população, com funcionamento diário nos períodos diurno e noturno.

Conforme dados da Companhia, somente no primeiro semestre, no período de janeiro a julho, mais de 939 mil quilômetros foram percorridos pelas equipes de limpeza. A média mensal é de mais de 135 mil quilômetros, sendo 4, 5 mil por dia, quantidade equivalente a quatro idas, em dia, à cidade de Vitória, no Espírito Santo.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, comenta que são 2.950 rotas de varrição em Goiânia, que seguem cronograma diário ou de três vezes por semana, nos períodos diurno e noturno. “Na programação, cada servidor varre, por dia, uma média de 3,6 mil metros lineares de sarjeta, sendo 1,8 mil metros de um lado e 1,8 mil metros do outro”, enumera.

Para o diretor de Limpeza Pública da Comurg, Alzirio Barbosa, a produção pode ser alterada em virtude de fatores que incluem tipo de pavimentação, existência ou não de calçadas, estacionamentos e circulação de pedestres e veículos.

Para garantir a qualidade e execução da atividade nos 611 bairros de Goiânia, a Comurg possui um mapeamento dos locais com maior volume de pessoas circulando e vias com árvores de espécies como sete-copas, gameleira e jambo-do-pará. “As ações estratégicas também ocorrem em algumas estações do ano, como, por exemplo, no outono e no inverno, quando há aumento no volume de folhas secas”, salienta o titular da Comurg.

Todo resíduo da varrição é ensacado, recolhido pela coleta regular de resíduos domiciliares, e encaminhado para disposição final no Aterro Sanitário de Goiânia. O órgão orienta as pessoas a não descartarem lixo nas vias, não atear fogo em folhas secas e demais resíduos, cooperando com a limpeza das vias. “Esse trabalho diário mantém a cidade limpa e agradável, além de ser exemplo para todo país no tema limpeza”, frisa Alisson Borges.

Fotos: Luciano Magalhães/Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia