A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou a pintura de 8,4 milhões de metros lineares de meio-fio na capital goiana, entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, conforme relatório apresentado pela Diretoria de Limpeza Urbana da Companhia.

O serviço foi executado regularmente nos dias sem chuva, contemplando as sete regiões da cidade. Em média, foram revitalizados 704 mil metros lineares de meio-fio por mês ao longo do ano. Valores equivalem à distância entre Goiânia e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

A pintura do meio-fio auxilia na sinalização de trânsito, uma vez que evidencia a separação entre a via e a calçada, de modo a garantir mais segurança aos pedestres e condutores de veículos.

“A pintura do meio-fio é executada preferencialmente à noite, quando a circulação de pessoas e veículos pelas vias é menor. Dessa forma, nossos colaboradores podem trabalhar com mais tranquilidade e segurança, sem provocar grandes interferências na dinâmica da cidade”, pontua o presidente da Comurg, Alisson Borges.

A Companhia conta com 12 equipes especializadas neste serviço. Elas atuam com equipamentos manuais, tratores, caçambas e um maquinário chamado trapizomba que asperge a mistura de cal, água, pigmento em pó e óleo diesel que renova o meio-fio.
“A revitalização também colabora para deixar o espaço urbano com um aspecto visual mais agradável. Todos queremos viver em uma cidade bonita e bem cuidada”, destaca o diretor de Limpeza Urbana da Comurg, Alzirio Barbosa.

Fotos: Fernando Leite/ Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia