100 dias de gestão

Em 100 dias de gestão, Goiânia avança em tecnologia, ciência e inovação

Prefeitura trabalha para modernizar a cidade, a administração municipal e conectar cidadãos

Publicado em: 13 de abril de 2021 às 14:00 | última atualização: 12 de abril de 2021 às 16:26

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A Prefeitura de Goiânia tem desenvolvido políticas para modernizar a administração municipal, apresentar soluções tecnológicas para a cidade e facilitar o acesso dos goianienses aos serviços oferecidos, além de outras ações ao longo dos primeiros 100 dias de gestão do prefeito Rogério Cruz. 

Cinco novos serviços digitais foram oferecidos à população através do site goiania.go.gov.br ou do aplicativo Prefeitura 24 horas: o cadastramento nos programas sociais Renda Família e IPTU Social, agendamento de vacinação e de teste referentes à Covid-19 e a abertura e acompanhamento do processo para indicação de real condutor. 

“Estamos otimizando processos e nosso objetivo é colocar todos os serviços da Prefeitura de Goiânia no aplicativo Prefeitura 24 horas, nas mãos do cidadão, evitando que ele tenha que se deslocar”, destaca o secretário interino de Inovação, Ciência e Tecnologia, Ricardo De Val. O secretário interino antecipa que está sendo desenvolvido o Processo Eletrônico Digital (PED) para dar celeridade e transparência nos processos. “Trabalhamos para implementar uma gestão sem papel”, anuncia. 

A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), responsável pela implementação dos projetos e estruturas do programa Goiânia Cidade Inteligente, um dos grandes projetos da atual gestão, tem atuado em várias frentes visando o restabelecimento da infraestrutura disponível e a viabilização de projetos em andamento. “Estamos estudando toda a infraestrutura já existente na cidade, procurando parceiros para, assim, concentrar esforços e recursos nas regiões ainda não atendidas”, declara.

A modernização passa também pela própria gestão municipal, com a elaboração e implementação de melhorias de oito painéis (dashboards), que reúnem informações para subsidiar a elaboração e execução de ações e políticas públicas. 

Informações em tempo real são obtidas ainda com a reativação do vídeo wall no Centro de Controle Integrado do município, permitindo a visualização das imagens das câmeras do Paço Municipal e da Rua 8. Outras 58 câmeras de monitoramento aguardam manutenção, que deverá ser iniciada nas próximas semanas, após a finalização de contrato com a empresa vencedora da licitação.

“Com nossa força de trabalho, que é muito qualificada, buscamos parcerias para fazer de Goiânia uma cidade cada dia mais tecnológica, inteligente e acessível a toda a sua população”, resume o secretário interino Ricardo De Val. 

Denise Ribeiro, da editoria de Inovação, Ciência e Tecnologia