Educação é treinada para identificar crianças que sofrem abuso sexual
Última atualização em 10 maio 2021 às 16h44
Webnário faz parte das ações do Maio Laranja, iniciativa destinada nacionalmente ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Organização é da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a primeira dama, Thelma Cruz, e o secretário Wellington Bessa participam do evento

Na manhã desta terça-feira, 11, o prefeito Rogério Cruz e a primeira dama Thelma Cruz participam do webinário “Ação 18 de maio: impactos da pandemia no contexto da violência sexual”. A iniciativa faz parte das ações do Maio Laranja, destinado nacionalmente como o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A live é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e conta, também, com a participação do titular da pasta, professor Wellington Bessa.
Dentro do Maio Laranja, o dia 18 é a data chave para as ações de combate à violência sexual infantil. Neste sentido, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual. O secretário da SME ressalta a importância desta ação na rede municipal de Educação.
“É fundamental que os profissionais da Educação, de quem está na escola lidando direto com as crianças, tenham sensibilidade e conhecimento para identificar e conduzir casos de abuso e violência sexual. Muitas vezes, as crianças só encontram refúgio dentro das instituições e é dever do educador acolher e proteger esses alunos, seguindo todos os protocolos estabelecidos em lei”, destacou.
O público-alvo do webinário são os gerentes da Diretoria Pedagógica da SME, apoios técnicos-professores, diretores, coordenadores de turno e coordenador pedagógico. A live contará com três palestras, cujos temas são “18 de maio e seu Contexto Legal”, “Contexto Histórico da data 18 de maio e importância do diálogo com crianças e adolescentes no contexto escolar” e “18 de maio no contexto étnico-racial” e será transmitido no canal da SME no YouTube. >https://youtu.be/UxKMdX94Gz4<.
Participam dos debates a professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Janira Sodré, a professora mestre Maria Luiza Oliveira e a delegada Marcela Cordeiro Orçai.
Serviço
Assunto: Prefeito Rogério Cruz e primeira dama Thelma Cruz participam de Webnário sobre violência sexual com secretário de Educação
Dia: 11/05
Horário: 8h30
Local: Canal da SME no YouTube
Núbia Alves, da Editoria de Educação