A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) inicia nesta quarta-feira (12/2) os cursos de primeiros socorros para profissionais da Educação. Os grupos são divididos por coordenadorias regionais. O público-alvo são os profissionais administrativos das unidades educacionais, como merendeiras, serventes, porteiros e readaptados. Os encontros têm duração de quatro horas e serão realizados nos turnos matutino e vespertino.

Serão realizados 26 encontros ao longo do ano, no centro de formação da SME, localizado na rua C-234 no Jardim América. Dentre os principais temas abordados, estão acidentes, emergências, hemorragias, engasgamento, ferimentos, métodos de respiração, parada respiratória, massagem cardíaca, queimaduras e transporte de acidentados.

O curso é promovido pela equipe dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) que atua na SME em parceria com a Gerência de Formação dos Profissionais da Educação (Gerfor) e tem a colaboração do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás.

A realização do curso atende à Lei Federal Nº 13722 e a Portaria Municipal Nº 041 da SME, que tornam obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros para profissionais da Educação. O objetivo do curso, que é realizado no centro de formação, é capacitar profissionais a realizarem procedimentos básicos de primeiro atendimento, sobre o que deve ou não ser feito para não agravar a situação da vítima e atuar com eficiência em situações de urgência e emergência.

Segundo a técnica em segurança do trabalho da SME, pedagoga e bombeira civil Angelina Costa, “a formação de primeiros socorros é essencial para os profissionais e para sociedade como um todo, pois nos ajuda a fazer procedimentos de urgência e emergência de forma correta e eficiente. Em 2019, esse resultado foi bem positivo, não só pelos números, mas pela qualidade e participação dos profissionais”

Após o decreto do Governo Federal, a Educação Municipal intensificou os cursos, aumentou as turmas e firmou parceria com o Sesmt e com o Corpo de Bombeiros que, somente em 2019, formou mais de 1.500 servidores. Para 2020, a previsão é de continuidade das formações e a ampliação da quantidade de profissionais formados.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte