Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Educação ofereceu 26 cursos a servidores em 2019

Prefeitura de Goiânia investe na formação e atualização dos profissionais que lidam com a educação infantil, fundamental e jovens e adultos

Publicado em: 15 de janeiro de 2020 às 11:35 | última atualização: 15 de janeiro de 2020 às 14:49

A valorização dos profissionais da Educação é um dos nortes da atual gestão. Por isso, em 2019, a Prefeitura de Goiânia ofereceu 26 cursos voltados para o aperfeiçoamento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Ao todo, foram mais de cinco mil vagas ofertadas, na secretaria que tem uma gerência específica para a formação desses funcionários.

Os cursos contemplaram todo tipo de profissional da Educação, seja ele professor, administrativo, operacional ou readaptados, e também abarcou a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). Entre as temáticas, estiveram o processo de alfabetização, discussões sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (Bncc), recém-implantada da Educação Básica do país, o curso de manipuladoras de alimentos, procedimentos administrativos e pedagógicos das salas de leitura, dentre outros.

Além da vertente pedagógica e administrativa, a SME ofereceu também formações voltadas para os gestores das instituições, como a implementação da nova Bncc na Eaja, gestão democrática e participativa, o coordenador como mediador do trabalho pedagógico e a aplicação do ensino de português e matemática, indicadores avaliativas da Educação no país. A Educação Inclusiva também foi tema de cursos, com grupos de estudos sobre a articulação e interface entre professores da Sala de Recursos Multifuncionais e os outros profissionais da instituição, o papel do auxiliar de atividades educativas para os educandos com necessidades especiais e o curso de libras.

Educação de qualidade se faz a muitas mãos. Por isso, a busca por parceiros externos nessa fase de aperfeiçoamento dos profissionais é de suma importância. Com outros órgãos e instituições, a SME desenvolveu com os servidores cursos nas áreas de língua estrangeira, literatura infantil, educação para relações étnico-raciais, ciência, prevenção da violência, arte, gestão e tecnologia. Para 2020, a SME pretende ampliar a quantidade de vagas e temas para a formação dos profissionais, sempre em busca da melhor educação para as crianças de Goiânia.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte