As aulas da Rede Municipal de Ensino (SME) começaram nesta quinta-feira (21/1) ainda de forma remota, em virtude da pandemia da Covid-19. Isso não significa, porém, que a identificação e contato entre professor e aluno tenham acabado! A maior prova disso é o novo conceito trazido pelo programa Conexão Escola, projeto para atendimento pedagógico remoto destinado aos 108 mil alunos das instituições municipais. Em 2021, o Conexão Escola traz aulas elaboradas pelos próprios professores para veiculação tanto na plataforma quanto no programa televisivo.

Com o objetivo de contemplar o maior número de componentes curriculares e atender todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil até de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), o tempo e estrutura da programação do Conexão Escola foram totalmente reformulados. A ideia foi usar o espaço diário de 1h30 proporcionado por duas emissoras de canal aberto (Sagres e TV UFG) com aulas abordando os componentes curriculares trabalhados em sala de aula. Mas, como isso será feito, considerando que cada modalidade tem meia hora diária de programação na TV?

O tempo foi remanejado de forma a não prejudicar o objetivo da programação televisiva. No Ensino Fundamental, disciplinas, como Língua Portuguesa e Matemática foram distribuídas em aulas de 15 minutos, intercalando a reprodução dos conteúdos entre os Ciclos da Infância e da Adolescência. A Educação Infantil terá, a cada sexta-feira, 30 minutos de programação com quadros específicos. No “Convite às interações e brincadeiras”, são apresentadas propostas que dialoguem com as diretrizes curriculares, como entrevistas com especialistas, projetos, apresentações culturais, entre outras.

Já no “Conexão na Instituição”, boas práticas desenvolvidas pelos professores serão exibidas sob a forma de minidocumentários. Para a Eaja, as turmas foram divididas entre os dias da semana, mantendo os 30 minutos diários de programação. Nela, serão abordados os componentes curriculares, como Física, Arte, História, Inglês, conforme o segmento.

Toda a formatação adotada para a televisão será convertida para a plataforma na internet. Assim, quem perdeu o programa pode acessá-lo pelo site http://www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. O novo formato deve começar a ser trabalhado no mês de fevereiro, contemplando os 108 mil alunos da Rede Municipal.

Formação
No intuito de subsidiar os docentes na construção das atividades, o Núcleo de Educação Conectada (NEC), equipe responsável pela coordenação do Conexão Escola, organiza uma formação direcionada ao projeto. Realizado nos dias 22 e 25 de janeiro, o curso reúne 28 professores e 18 servidores do Núcleo para informações gerais de como vão contribuir com a demanda do projeto. O encontro será online, por meio do Zoom.

O primeiro dia é destinado à apresentação da proposta, das diretrizes curriculares e as orientações para o trabalho pedagógico. Assim, os professores poderão iniciar o planejamento das instituições para o ano. Ainda nesta sexta-feira, os participantes recebem noções para gravação das aulas dentro de uma matriz específica de elaboração. Já na segunda-feira, 25, a pauta é a rotina de trabalho e os documentos curriculares recém elaborados. Os participantes terão a noção de como produzir as aulas através de templates, vídeos e slides.

Luciana Gomides, editoria de Educação