A Prefeitura de Goiânia promove neste fim de semana  (12 e 13 de outubro) a 29ª edição do mutirão realizada neste mandato. Desta vez o evento acontece no Setor Morada do Sol, região Noroeste da Capital, e terá exposição das salas modulares usadas para aumentar a quantidade de vagas da rede municipal de ensino.Oficinas e brincadeiras pedagógicas com uso de tecnologia e materiais recicláveis também estarão disponíveis para a criançada.

Entre as atividades estão oficinas de balangandã, construção de figuras geométricas tridimensionais, cubo 3D para celular e jogo da velha com palito de picolé e botões. Outro serviço oferecido no estande da Educação é a distribuição de mudas de hortaliças do Projeto Horta Escolar. Serão distribuídas 2.400 mudas de alface, acelga, couve, pimenta, cebolinha e jiló por meio do Programa Circuito Reciclar é Legal. Nele, a população leva um resíduo sólido, sendo latas de alumínio ou garrafas pet e trocam por uma muda. Ainda no estande, há o atendimento para matrículas online.

Programa Escola Viva

Fora os serviços oferecidos nos estandes, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) também executa o Programa Escola Viva em dez instituições de ensino da região. São cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CmeiS) – Vovó Islena, Brisas da Mata, Lygia Rassi, Parque Tremendão e Morada do Sol e as escolas municipais Alto do Vale, Marcos Antônio Dias Batista, Nova Conquista, Professora Leonísia Naves de Almeida e Recanto do Bosque.

O Programa Escola Viva é uma iniciativa da SME que visa a manutenção predial constante das instituições de ensino. A verba é liberada diretamente às gestões escolares para promover reformas e reparos gerais na estrutura física, como pintura e limpeza gerais, troca de telhado, revisões elétricas e hidráulicas. O Programa Escola Viva foi uma das primeiras ações implementadas pela nova gestão municipal na área da Educação. Em 2019, já são mais de meio milhão de reais investidos.

Núbia Alves e Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte