Educação

Educação inicia os trabalhos com acolhida virtual aos diretores escolares

Profissionais se preparam para início do ano letivo, que ocorre ainda esta semana

Publicado em: 19 de janeiro de 2021 às 15:27 | última atualização: 19 de janeiro de 2021 às 15:32

Tamanho da fonte:
-A A A+

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) deu início, nesta segunda-feira (18/1), aos trabalhos de acolhida dos profissionais para o início do ano letivo. Durante todo o dia, foi realizado um encontro virtual com todos os diretores escolares da rede municipal. A Diretoria de Administração Educacional da SME fez reuniões com as regionais de Educação e 370 participantes tiveram a oportunidade de expressar suas expectativas e sanar dúvidas quanto a organização do início das aulas.

As orientações administrativas já foram encaminhadas oficialmente às unidades escolares, mas a ideias da acolhida era recepcionar os gestores, inclusive os eleitos no processo realizado em dezembro do ano passado. As reuniões consideraram a complexidade do cenário pandêmico, ouvindo aqueles que estão na ponta em contato direto com as famílias atendidas. Por isso, os "bate-papos" contaram com uma pauta dinâmica e descontraída. O primeiro encontro anual de gestores foi recheado de dicas de ferramentas tecnológicas e de como manuseá-las, leituras, tutoriais e brincadeiras para impulsionar o começo das aulas com alegria e dedicação.

O conteúdo, entretanto, não se limita aos diretores. Finalizada a rodada de reuniões, os gestores agora devem repassar aos profissionais de suas instituições tudo o que foi tratado ao longo do dia. As orientações serão transmitidas nos encontros destinados ao planejamento escolar de cada unidade.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Center Ville, Célia Maria Rocha, demonstrou satisfação pelo encontro. Segundo ela, “é uma manifestação de cuidado e zelo com os diretores, especialmente nesse momento de pandemia, onde as angústias ocupam em grande escala as emoções". A gestora pontuou que esse tipo de ação demonstra aos servidores, "que não estão sozinhos na gestão e podem contar com o fato de que a SME os acalma e favorece positivamente o trabalho institucional".

Célia contou ainda suas expectativas para o ano letivo que inicia e afirmou que será repleto de ânimo, confiança e responsabilidade. “É gratificante liderar uma equipe em prol do trabalho na Educação Infantil, por acreditar que todos nós somos responsáveis pela instituição pública e jamais esquecer do bem-estar dos servidores, das famílias e das crianças. Afinal, juntos somos e seremos sempre mais fortes”, concluiu.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte