A pandemia do Coronavírus (Covid-19) trouxe momento ímpar na Educação em virtude das adaptações repentinas à suspensão das aulas presenciais. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), desde o início de março, atua para garantir o processo de aprendizagem dos educandos nesse período. No intuito de proporcionar que os educadores vivenciem tais ações pedagógicas, a SME inicia, no próximo dia 17, o Programa SME em Conexão. O conjunto de formações é direcionado a mais de 11 mil professores da Rede Municipal de Goiânia e busca dar diretrizes fundamentais para a construção de atividades disponibilizadas no Projeto Conexão Escola.  

A suspensão das aulas presenciais em março, atendendo às recomendações de autoridades sanitárias, deu início, em graus diferenciados, ao formato de atividades não presenciais, com adaptação de atividades pedagógicas para a linguagem televisiva. O presente cenário exigiu, então, uma série de decisões imediatas por parte da Secretaria, incluindo a produção de conteúdo, sempre com a preocupação de que a omissão diante da adversidade, sob a justificativa de que é impossível se chegar a todos, só contribuiria para evidenciar ainda mais as desigualdades já existentes e ampliadas pela pandemia.

Em uma perspectiva dialógica, ações emergenciais foram tomadas, contando com a contribuição de professores da Rede, junto à equipe gestora da SME. As ações foram agrupadas em três etapas, sendo elas Emergencial, Colaborativa e Estruturada. A primeira compreende o lançamento do Conexão Escola, projeto guarda-chuva integrado pelo Chatbot, plataforma e programa televisivo construídos por atividades pedagógicas complementares destinadas a todas as modalidades. A iniciativa foi subsidiada por pesquisa que mediu o acesso das famílias de nossa comunidade escolar às mídias e tecnologias. 

A segunda etapa, colaborativa, teve início a  partir da apresentação das ações da SME aos professores. Isso foi feito por meio de webconferências de orientação com as escolas, culminando na disponibilização das inscrições para o curso “Programa SME em Conexão”. Por fim, a terceira etapa, estruturada, tem a expectativa de implementar as ações plurais da rede, considerando pós-pandemia, utilizando as plataformas desenvolvidas até aqui. O intuito é levar novo ciclo de formações avançadas em ambiente virtual de aprendizagem no segundo semestre. 

Programa SME em Conexão

O Programa SME em Conexão foi pensado de forma a viabilizar que os professores da Rede contribuam, de modo direto, com a elaboração de conteúdo para o portal Conexão Escola, posteriormente selecionado e adaptado para televisão. O pontapé inicial foi a autoavaliação do Guia EduTec, cuja adesão maciça dos educadores possibilitou a definição das estratégias e caminhos a serem seguidos.

O SME em Conexão é estruturado na modalidade de ensino à distância para todos os professores regentes (PE-II) lotados nas instituições da Rede Municipal de Ensino (RME). A iniciativa foi pensada para atingir objetivos específicos, tais como contextualizar as ações da SME no contexto da pandemia, apresentar orientações metodológicas quanto à elaboração das atividades complementares que alimentam a plataforma e o programa Conexão Escola, bem como produção de conteúdos audiovisuais. O curso tem carga horária de 40 horas divididas em seis módulos, permitindo flexibilidade nos estudos online.   

O período para realização do curso é de 17 a 30 de junho, através da Plataforma Moodle disponível no site da SME (http://www.sme.goiania.go.gov.br/site/), menu Formação >> Acessar AVA. Entre os tópicos abordados na formação, estão o que são objetos de aprendizagem; lei de direitos autorais; como acessar e explorar o Portal Conexão Escola; e, modos de fazer sua própria videoaula. Todos os professores são convidados a fazer suas inscrições entre 08 e 15 de junho, pelo formulário disponível, também, pelo Site da Secretaria, no menu Educadores >> Programa SME em Conexão.   A comunicação oficial norteadora já foi encaminhada às instituições pela Secretaria. 

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte