A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), termina a segunda semana da Jornada Avah – Explorando os Recursos Disponíveis com cerca 3,5 mil profissionais de Educação inscritos. A Jornada é uma iniciativa da SME que tem como objetivo subsidiar e preparar professores e profissionais da rede municipal de Educação para o uso de todas as ferramentas e possibilidades que o sistema de aulas remotas – Avah – permite.

As formações tiveram início do dia 5 de abril e são feitas no formato de lives e videochamadas, com a plataforma a depender da disponibilidade da turma e do professor formador. O Avah (Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido) passou por melhorias e ajustes em 2021 e os professores da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gertec) ficaram a cargo de repassar a funcionalidade e operacionalização do sistema aos profissionais do curso, como a forma de inserir as atividades elaboradas pelos professores e as avaliações feitas.

A Jornada contempla todas as modalidades e níveis de ensino, seja ele a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). Uma das professoras que participaram da primeira semana do curso é Ires Costa, da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, do Jardim Novo Mundo, que dá aulas para o Ciclo da Infância. Ela conta como foi a experiência e quais os benefícios trouxe para sua prática docente em meio à pandemia de Covid-19.

“O curso foi excelente, esclareceu algumas dúvidas, foi contextualizado e objetivo. Ressaltou a importância da plataforma neste período de pandemia, ofereceu possibilidades pedagógicas significativas de aprendizagem. O Avah permite à família se organizar com o tempo e período das atividades e oferece recursos aos professores para ampliar a aprendizagem do educando. A plataforma deveria estar mais presente no cotidiano familiar, já que é contemporânea e busca inserir recursos tecnológicos na aprendizagem nestes tempos de pandemia e informações tecnológicas”, pontuou Ires.

A Jornada Avah se estende até o dia 29 de abril, com abertura gradativa das vagas oferecidas nas turmas, de acordo com o passar das semanas. A disponibilidade é, de 6,5 mil vagas, divididas em 150 turmas. Para realizar a inscrição, basta acessar o site da SME >www.sme.goiania.go.gov.br< e ir até a aba Sistema de Eventos da SME.

Núbia Alves, da Editoria de Educação