A Educação pública de qualidade deve ser ministrada de forma democrática, especialmente no contexto de isolamento social advindo da pandemia da Covid-19. Assim, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), desenvolve o Projeto Conexão Escola. A iniciativa contempla disponibilização de atividades pedagógicas complementares em plataformas digitais e audiovisuais, com processo de produção televisiva já em processo de finalização. O conteúdo entra no ar em canais de televisão aberta na primeira quinzena de maio.

O Programa Conexão Escola é uma adaptação do conteúdo disponibilizado no portal de mesmo nome para linguagem televisiva. E, por que colocar programas pedagógicos no ar? No início de abril, a SME concluiu pesquisa para identificar o nível do acesso à internet das famílias atendidas pela Rede Municipal de Ensino (RME). Os resultados apuraram que 85% delas têm algum meio de acesso a sites, seja por computador ou celular. Entretanto, a grande maioria (97%) possuem televisão com canais abertos em casa.

Deste modo, no dia 22 de abril, a SME lançou a plataforma Conexão Escola, portal que reúne atividades pedagógicas para todas as modalidades (Educação Infantil à Eaja). O conteúdo é alinhado à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contempla cinco temáticas (Corpo, Expressão e Movimento; Educação Ambiental e Saúde; Educação Financeira e Empreendedorismo; Ética e Cidadania; e Experiências e Curiosidades). Para que haja equidade no acesso a estas atividades, as mesmas serão adaptadas para a televisão.

Os alunos da RME terão 1h30 de programação, distribuída entre as três modalidades, de segunda a sexta-feira. Cada dia da semana será dedicado a uma temática, reunindo vídeos, entrevistas e projetos realizados pelas instituições da Rede. O conteúdo é produzido por professores da RME, equipes pedagógica, tecnológica e assessoria de Comunicação da SME. Entre as atividades veiculadas, estarão projetos de alimentação saudável e reciclagem, dança, economia familiar e contação de histórias.

A programação será disponibilizada na primeira quinzena de maio, em horários alternados entre as emissoras parceiras no projeto. O início da veiculação, bem como a distribuição diária será largamente divulgada para as famílias e toda a comunidade escolar.

Proposta Projeto Conexão Escola

O objetivo é manter uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o DC-GO Ampliado. O Conexão Escola trabalha a conectividade através de atividades complementares construídas a partir de Eixos Temáticos pertinentes nesse tempo de pandemia. São atividades que aliam teoria e prática, aproveitando o que as famílias já têm em casa para desenvolvê-las. O intuito é proporcionar fácil acesso e estimular as relações familiares, sem ampliar o estresse psicológico causado pelo próprio contexto de isolamento social.

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte