A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou, ao longo desta semana, reuniões com os gestores das mais de 370 instituições municipais de ensino da capital. Divididos por Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), os encontros aconteceram no auditório da SME e tiveram, como objetivos, orientar e definir ações conjuntas para otimizar o trabalho de patrulhamento e monitoramento das unidades.

O trabalho integrado entre SME e GCM tem o propósito de garantir a comunicação em tempo real e atendimento às demandas das instituições. Por isso, as reuniões abordaram ações que devem ser desenvolvidas pelos diretores para facilitar as operações de monitoramento, patrulhamento preventivo e atendimentos aos chamados das instituições.

Entre as orientações, estão a manutenção dos alarmes, além do uso de aplicativos na comunicação efetiva entre as unidades de ensino e o comando operacional da GCM. Nas reuniões, foram abordados ainda a troca de cadeados e colocação de grades em pontos de vulnerabilidade. A equipe de trabalho também criou grupos de WhatsApp e trabalhou na atualização da lista de servidores autorizados a responder pela unidade em caso de emergência.

Além disso, a Prefeitura de Goiânia trabalha na elaboração de um plano que garantirá, em 2022, o envio de recursos para reforçar os mecanismos de segurança nas escolas e Cmeis da capital.

Daniela Rezende, editoria de Educação

Fotos: Laís Borges