As matrículas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais de Goiânia estão abertas com mais de 7 mil vagas disponíveis para a população. A solicitação é feita de forma on-line, pelo e-matrícula, no site da Secretaria Municipal de Educação (SME), www.sme.goiania.go.gov.br, ou diretamente na unidade de ensino desejada. Desde o dia 05/01, data em que as pré-matrículas de escolas foram abertas, apenas 1,8 mil vagas foram preenchidas.

Para se matricular na EJA, o estudante deve possuir pelo menos 15 anos de idade completos. Na rede municipal, a modalidade atende desde a alfabetização de jovens e adultos até a conclusão do Ensino Fundamental. Ao todo, são três anos de alfabetização e três anos de fase final do Ensino Fundamental (equivalente ao 6º ao 9º ano).

O candidato que não possuir documentação escolar poderá realizar a matrícula, desde que apresente o documento pessoal e comprovante de endereço. Nesse caso, a escola fará uma avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os seus conhecimentos.

A Prefeitura de Goiânia conta com 55 escolas que atendem à Educação de Jovens e Adultos, além de mais nove unidades que possuem salas de extensão para suprir a demanda de vagas, localizadas em todas as regiões da cidade. Nas escolas, o turno de aula vai das 19h às 22h, e nas salas de extensão há atendimento no período matutino e vespertino, a depender de cada instituição.

Os estudantes da EJA que tiverem dificuldade em acompanhar as aulas têm direito ao Atendimento Individualizado, com atividades dirigidas e o acompanhamento atento e direcionado de um professor para ajudar na aprendizagem.

O secretário municipal de Educação, professor Wellington de Bessa, destaca a integração dos estudantes da EJA ao processo de ensino-aprendizagem e os benefícios de ser estudante na fase jovem e adulta. “Ao longo do ano, as escolas têm eventos que integram os estudantes da EJA, como a festa da família, feiras culturais, festa junina, passeios em lugares com trilha noturna e teatros, dentre outros, além de dar direito a diversos benefícios, como a meia entrada em cinemas, teatros, shows, diversos ambientes culturais, e do Passe Livre Estudantil”, pontuou.

À população interessada, é possível consultar quais escolas e endereços que oferecem a modalidade EJA no site da SME, na aba “Institucional”, no menu superior, clicando no botão de Unidades Educacionais. >https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/unidades-educacionais-2<.

Confira escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) – Prefeitura de Goiânia