Na busca por recuperar aprendizagens perdidas durante o período de pandemia, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), se uniu à Maratona do Conhecimento, iniciada no final de agosto, com o NEC, Núcleo de Educação Conectada. O núcleo, criado no período pandêmico como forma de produzir o material pedagógico audiovisual para estudantes e professores, agora auxilia a comunidade escolar no desenvolvimento da Maratona.

O suporte fica por conta da produção de videoaulas, elaboradas por professores de Língua Portuguesa e Matemática do NEC, de acordo com orientações enviadas pela Diretoria Pedagógica a instituições participantes da Maratona. Os vídeos, que dão suporte tanto para estudantes como para professores, são disponibilizados a cada módulo proposto pela Maratona e incluem o 5º e 9º ano, séries-alvo da iniciativa.

Maratona do Conhecimento

A Maratona do Conhecimento é voltada para alunos do 5º e 9º ano e abarca as habilidades do desenvolvimento da Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com os eixos norteadores da avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A iniciativa tem como objetivo aprofundar e recuperar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal, prejudicados durante a paralisação das aulas presenciais.

Núbia Alves, da Editoria de Educação