A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a SaferNet Brasil, realiza nesta terça-feira (9/2) diversas ações on-line para celebrar o dia mundial da internet segura. Os encontros virtuais são direcionados a profissionais, alunos e toda comunidade. A tecnologia está cada dia mais presente em nossas atividades diárias, principalmente neste período de aulas não presenciais, por isso é preciso ficar atento para obter o máximo de segurança neste ambiente.

Dentre as ações que ocorrerão durante a semana, na quarta-feira (10/2), a SaferNet Brasil realizará um bate-papo pelo YouTube e Facebook das 10h às 11h com tema “Como manter nosso bem-estar e segurança na Internet”. Esse momento será comandado pelas convidadas, que são criadoras/es de conteúdo, Bel Moreira (@bel_moreira), Jennifer Marinho (@marinhoje), Amanda Costa (@amandinhaccosta) e Haide Sousa (@haidemim). É uma programação aberta, não precisa se inscrever e todos podem assistir.

A SaferNet Brasil convida o público a se engajar por uma internet com mais acolhimento e mais positividade, especiamente jovens que têm entre 13 e 25 anos completos, curtem o universo de criadores de conteúdo digital, usam Instagram, Twitter, Tik Tok ou outra rede social, amam se comunicar com respeito e empatia e querem uma internet com menos haters.

Logo após o bate-papo, das 11h às 12h30, será realizada uma oficina virtual gratuita de criação de conteúdos que engajem pessoas nas redes sobre esses temas. E para representar a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, foram convidadas as alunas da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, Anna Clara Rosa Mendes Ferreira e Maria Luísa Sousa Peres, ambas matriculadas no 9°ano do Ensino Fundamental.

A oficina vai ser realizada pelo Google Meet com a presença de criadoras de conteúdo e outros jovens, pensando em ideias para provocar, refletir ou orientar sobre formas de usar as redes sem afetar negativamente nossa vida e saúde emocional. Ainda terá a presença de designers/ilustradores para transformar as ideias em conteúdo para serem compartilhados livremente depois.

A programação se estende ao longo da semana e para conferir basta acessar o site https://www.safernet.org.br/site/sid2021/participe .

Adriene Bastos, da editoria de Educação