Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Educação atualiza conteúdo na plataforma Chatbot

Ferramenta digital de perguntas e respostas previamente programadas responde aos anseios da comunidade escolar

Publicado em: 27 de abril de 2020 às 17:05 | última atualização: 27 de abril de 2020 às 17:05

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) lançou, nesta segunda-feira, 27/4, novo conteúdo na plataforma Chatbot SME. O aplicativo é destinado a pais e responsáveis de educandos matriculados na Rede Municipal de Ensino e disponibilizado gratuitamente por meio do Telegram. A última atualização envolve conteúdo referente à Comunicação Não-Violenta.

O novo conteúdo objetiva orientar a relação dos familiares com os educandos durante o período de quarentena, trazendo vídeos sobre o que é a Comunicação Não-Violenta e seus elementos. O material foi produzido pela equipe de Mediação de Conflitos da SME.

Sobre o ChatBot

O Chatbot SME é uma ferramenta digital elaborada a partir de algoritmos complexos de Inteligência artificial ou aprendizagem automática. São perguntas e respostas que podem ser feitas de forma rápida e prática por meio de questionários previamente programados. A ferramenta  simula um ser humano na conversação com as pessoas, nas trocas de mensagens. Trata-se de solução de atendimento por assistente virtual que interage com 24 horas por dia, de forma efetiva. 

O objetivo é interagir virtualmente para comunicar e responder aos anseios sobre determinados assuntos. Inicialmente, serão disponibilizadas orientações sobre como proceder neste período de isolamento social em relação às rotinas de estudo online. A proposta é disponibilizar orientações e sugestões de portais (sites), além de materiais alternativos para manter a rotina de estudo dos educandos em casa. O conteúdo contempla todas as modalidades de ensino. 

O menu apresentado pelo Chatbot inclui explicações sobre a própria ferramenta, orientações de acompanhamento a alunos com necessidades especiais e conteúdo pedagógico, como livros e sugestões de experimentos científicos.  O aplicativo permite compartilhar, então, mensagens de texto, mensagens multimídia, fotos e vídeos. Nesse sentido, o Chatbot SME Goiânia será disponibilizado para uso em Telegram. 

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte