A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Formação, abre inscrições a partir da próxima segunda-feira (29/3), para cursos direcionados aos profissionais da rede. As inscrições podem ser feitas pelo site da SME até o próximo dia (6/4), são três opções de cursos e os encontros serão totalmente on-line, com 80 e 100 horas de formação e duração de abril a novembro.

As formações terão como público-alvo os Professores Alfabetizadores dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries da EAJA, e atenderá a todos os Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Apoios Técnico-Professores da SME. Os cursos serão realizados por meio de plataformas virtuais. Com objetivo de que as aprendizagens e recursos digitais apreendidos nas ações formativas sejam também experimentados pelos educandos no contexto remoto.

O tema “Alfabetização no ensino remoto: do diagnóstico à intervenção”, compreende como realizar o diagnóstico, o planejamento, a intervenção, da mediação pedagógica e a formação de leitores no processo de alfabetização no ensino remoto. É direcionado aos professores alfabetizadores da SME das turmas A e B do ciclo da infância e 1ª e 2ª série do primeiro segmento da EAJA, com 80 horas de duração.

A segunda opção “Coordenação Pedagógica: saberes necessários no contexto atual”, visa subsidiar teórico-metodologicamente coordenadores pedagógicos para a organização, integração e articulação do trabalho pedagógico das instituições educacionais da RME, no contexto atual, tendo em vista a continuidade dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. Dirigido aos coordenadores das instituições educacionais do município de Goiânia, com carga horária de 80 horas.

E por último tem “A articulação da gestão administrativa e pedagógica para promoção das aprendizagens dos educandos”, que busca contribuir para a atuação democrática do diretor como gestor administrativo e pedagógico, implementador do currículo e fomentador da comunidade educacional, no contexto não presencial e presencial, constituindo uma rede de diálogos reflexivos e formativos que norteiam seus saberes e fazeres. Diretores de CMEI, CEI e Escolas da RME de Goiânia, podem participar e a duração é de 100 horas.

Durante o ano letivo de 2021, a gerência busca parcerias com Instituições de Ensino Superior, Instituições Educacionais da RME, Ongs, entre outros, com o objetivo de ampliar o quantitativo de profissionais em formação. Alguns dos cursos realizados no segundo semestre de 2020 serão reeditados, o que possibilitará a participação de outros profissionais da SME.

Adriene Bastos, da editoria de Educação