A Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), realizou nesta terça-feira (11/01) o monitoramento do volume de água no Rio Meia Ponte. O objetivo é acompanhar a situação em razão das chuvas que caem quase ininterruptamente há quase duas semanas.
 
Além disso, a COMPDEC acompanha as chuvas em vários setores da capital, com ênfase nos setores que margeiam as partes mais baixas do rio. No último monitoramento foi levantado um grande aumento do nível do rio, que está 2 metros acima do normal, porém com bom escoamento da água.
 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, mesmo com as chuvas dos últimos dias, não foram verificados grandes impactos na cidade. “Estamos com todas as nossas equipes em alerta, e orientando as comunidades ribeirinhas, ou seja, que tenham edificações próximas a corpos hídricos para estarem atentos e alerta a quaisquer sinal de alterações em suas edificações ou de vizinhos. Assim como, a necessidade de que essas informações nos sejam repassadas para que possamos atuar”, informou.
 
De acordo com a Defesa Civil, apesar de o Rio Meia Ponte permanecer em seu leito em toda a extensão urbana, a cidade está em alerta amarelo, o que significa que o monitoramento continua e que todos devem ficar atentos e tomem medidas de autoproteção. Outra recomendação é não atravessar enxurradas durante chuvas fortes e nem trafegar em ruas sujeitas a alagamento ou próximas a córregos, pois o nível pode mudar rapidamente e provocar transbordamento.
 
Cidicley Santana, da editoria da Guarda Civil