Saúde

Covid-19: Prefeitura de Goiânia fiscaliza cumprimento do novo decreto

Documento estabelece regras para o funcionamento de bares, restaurantes e Região da 44, entre outras medidas

Publicado em: 26 de fevereiro de 2021 às 11:57 | última atualização: 26 de fevereiro de 2021 às 11:57

Tamanho da fonte:
-A A A+

No primeiro dia de validade do Decreto nº 1601, que entrou em vigor nesta quinta-feira (25/02), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Central de Fiscalização da Covid-19, vistoriou o cumprimento das novas medidas para conter o avanço do coronavírus na capital. Além da Região da 44, 27 estabelecimentos localizados em quatro bairros foram alvo de ações de fiscalização e orientação.

Uma das mudanças refere-se ao comércio na Região da 44, que está autorizado a funcionar de quarta-feira a sábado, das 7 horas às 15 horas. O local foi visitado por equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que orientaram comerciantes e visitantes sobre as novas regras.

Marcos Alexandre Couto, da GCM, explica que o intuito da ação foi levar informação e garantir o cumprimento das medidas adotadas pelo poder público municipal. “Orientamos os lojistas e ambulantes sobre o fechamento do comércio às 15 horas e não tivemos intercorrências. A operação foi um sucesso e contamos com a participação de todos”.

No período noturno, a restrição do funcionamento de bares, restaurantes e similares com 50% da capacidade até as 22 horas, além da proibição de shows, músicas e sons, também foi monitorada por agentes de fiscalização da prefeitura. “Alguns estabelecimentos não têm esse controle de entrada e o local acaba ficando superlotado”, conta o diretor de Vigilância Sanitária, Jadson Tavares.

A Operação desta noite foi realizada por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Vigilância Sanitária e Polícia Militar. As ações se concentraram na região do Marista, Setor Bueno e Jardim América. Dos 27 estabelecimentos vistoriados, dois foram multados e interditados por descumprimento do decreto.

As ações seguem durante todo o fim de semana e a população pode realizar denúncias por meio da Central da Guarda Civil (153) e pelo aplicativo “Prefeitura 24 horas”.

Regras

Funcionalismo municipal
50% dos servidores da prefeitura trabalharão de casa, com revezamento a cada 14 dias

Shoppings
Funcionamento com 50% da capacidade. Espaços devem funcionar até às 22 horas;

Bares e Restaurantes
Funcionamento com 50% da capacidade. Shows, músicas e sons ficam proibidos, com funcionamento até às 22h;

Salões e Barbearias
Abrem com 30% de capacidade;
Templos Religiosos
Devem funcionar com 30% de capacidade. Número de celebrações pode aumentar durante a semana;

Eventos Particulares
Fica proibido o uso de salões de festa de condomínios;

Academias
Seguem funcionando com 30% de capacidade. Medida também vale para condomínios horizontais e verticais que contam com áreas para prática esportiva;

Região da 44
Área comercial funcionará de quarta-feira a sábado. Lojas devem funcionar das 7h às 15h;

Escolas
Unidades abertas devem funcionar com 30% da capacidade;

Velórios
Máximo de 10 pessoas simultaneamente nas celebrações (exceto falecimento por covid-19);

Eventos particulares
Eventos, como casamentos, festas, desfiles e dentre outros, além do uso de salões de festas em condomínios horizontais e verticais estão proibidos.

Lívia Barbosa, da Diretoria de Jornalismo
Foto: Paulo José