Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

Covid-19: denúncias via aplicativo passam de 26 mil

Números continuam subindo e aglomeração segue liderando as denúncias pela ferramenta digital Prefeitura 24 Horas

Publicado em: 09 de julho de 2020 às 10:33 | última atualização: 10 de julho de 2020 às 12:05

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), divulgou nesta quinta-feira, 9, os números atualizados de denúncias relacionadas à Covid-19 no Aplicativo Prefeitura 24 horas. De acordo com pasta que gerencia a ferramenta, até às 23h59 da última quarta-feira, 8, os registros chegaram a 26.345, sendo que 14.411 são denúncias de aglomeração e 11.934 são de lojas ou pontos comerciais abertos sem seguir as orientações do último decreto estadual.

A Administração municipal reitera que segue com as determinações do decreto do Governo do Estado e as orientações continuam as mesmas: evitar aglomeração e usar máscara de proteção, se for sair de casa.

O comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lembra que a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e da Policia Militar, inclusive em parques e praças da cidade, que concentram boa parte dos aglomerados. A GCM tem orientado a população sobre o uso da máscara de proteção, que se tornou item obrigatório ao sair de casa, regra essa que descumprida pode geral multa de R$ 627,38.

As denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.

 O objetivo da ferramenta é contar com o apoio da população para evitar e combater aglomeração de pessoas, assim como a abertura de comércios, indústrias, feiras, eventos e demais estabelecimentos que tiveram o funcionamento suspenso pelos decretos governamentais.

De forma ágil e com poucos cliques, o cidadão poderá contribuir com o Poder Público no combate à disseminação do coronavírus (Covid-19). Para isso, basta acessar o aplicativo (disponível nas lojas de aplicativos das plataformas android e IOS) e selecionar as opções “COVID-19 - Aglomerações”, quando identificados pelo cidadão os locais com possíveis aglomerações de pessoas, e “COVID-19 - Estabelecimento Aberto”, quando identificados pelo cidadão os estabelecimentos abertos sem autorização. A denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

 Veja como é fácil:

 1 - Acesse o aplicativo Prefeitura 24 horas em seu smartphone (lembrando que o acesso pode ser feito de maneira anônima)

 2 - Selecione a opção que desejar, sendo para denúncia de aglomerações ou estabelecimento aberto

 3 - Descreva sua solicitação, insira uma imagem se desejar e pontue em qual local foi encontrado a aglomeração ou estabelecimento aberto

 4 - Clique em enviar e sua solicitação será direcionada diretamente à Agência da Guarda Civil Metropolitana. O envio, você poderá acompanhar o andamento em “Minhas Solicitações”.

 Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo