Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Ciência e Tecnologia

Covid-19: Denúncias em app chegam a 12 mil

Registro continua aumentando conforme a população vai saindo do isolamento social

Publicado em: 25 de maio de 2020 às 15:26 | última atualização: 25 de maio de 2020 às 15:28

O número de denúncias no aplicativo Prefeitura 24 horas continua aumentando conforme a população vem saindo do isolamento social. De acordo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), pasta que gerencia a ferramenta, até às 23h59 do ultimo domingo (24/5) os registros chegaram a 12 mil.

Segundo a Sedetec, o número de denúncias sobre aglomeração chegou a 7.170 e de lojas ou pontos comerciais abertos sem seguir orientações do decreto estadual 4.857.

A Prefeitura continua seguindo as determinações do decreto do Governo do Estado e as orientações continuam as mesmas: evitar aglomeração e, se sair de casa, usar máscara de proteção.  

O comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lembra que a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e Policia Militar, inclusive em parques e praças da cidade, que concentram boa parte dos aglomerados.

De acordo com o gerente de Articulação da CCM, José Pires, equipes foram reforçadas e academias ao ar livre já foram interditadas. “Vamos seguir sempre a recomendação do comando, que é orientar a população a não se aglomerar e não usar os equipamentos, caso isso não resolva, vamos autuar o cidadão”, afirma.

As denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.

O objetivo da ferramenta é contar com o apoio da população para evitar e combater aglomeração de pessoas, assim como a abertura de comércios, indústrias, feiras, eventos e demais estabelecimentos que tiveram o funcionamento suspenso pelos decretos governamentais.

De forma ágil e com poucos cliques o cidadão poderá contribuir com o poder público no combate à disseminação do coronavírus. Para isto, basta acessar o aplicativo (disponível nas lojas de aplicativos das plataformas android e IOS) e selecionar as opções “COVID-19 - Aglomerações”, quando identificados pelo cidadão os locais com possíveis aglomerações de pessoas, e “COVID-19 - Estabelecimento Aberto”, quando identificados pelo cidadão os estabelecimentos abertos sem autorização. A denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo