A pandemia transformou o trabalho da Orquestra Sinfônica de Goiânia e, desde o ano passado, as formações, ensaios e apresentações têm sido online. Os coristas do Coro Juvenil de Goiânia, por exemplo, se encontram diariamente durante a semana para ensaios gerais, além de reuniões com os mentores. Segundo o maestro Edson Marques, o trabalho tem fluido muito bem. “A participação de todos é bem efetiva e o trabalho tem gerado muito crescimento profissional e musical aos integrantes do grupo”, afirma.

Além dos ensaios, os integrantes do Coro Juvenil participam de oficinas e ritmo e solfejo – exercício para aprender a ler notas musicais em partitura. “São encontros monitorados, com feedback, correções, e gravações para registro e relatório de atividades. Os coristas recebem instruções teóricas e práticas. Tudo isso feito de forma online. Aos poucos fomos nos adaptando e tem dado certo”, pontua.

Orquestra Sinfônica nas redes sociais

As redes sociais também tem sido um canal de comunicação e interação muito utilizado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia. Diariamente o Instragram (@orquestrasinfonicadegoiania) e o Facebook são alimentados com conteúdo informativo sobre a música orquestrada, bate-papos sobre histórias de vida e experiências dos músicos integrantes, além da transmissão de ensaios e apresentações gravadas.

“A pandemia nos privou de realizar nosso calendário de apresentações, mas mesmo assim nosso trabalho segue firme. São momentos de estudos, ensaios e todos os grupos têm se empenhado muito para que a Orquestra Sinfônica mantenha o foco e a união. Nossa temporada online está a todo vapor e vem muito mais por aí. Enquanto for preciso, vamos seguir as orientações do nosso prefeito e realizaremos nossas atividades online e, claro, nos planejando para dias melhores com o retorno dos nossos concertos presencias”, ressalta o maestro e diretor da Orquestra, Eliseu Ferreira.

Rede Municipal de Núcleos Musicais

Outra atividade que tem ganhado destaque e muitos adeptos durante a pandemia são os cursos gratuitos da rede de formação. Tem inscrições abertas até o próximo dia 2 de abril para alunos com idade a partir de 8 anos. As aulas iniciam dia 5 de abril de forma virtual pelas plataformas Zoom e Google Meet e são ministradas por músicos profissionais da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Para participar das aulas de instrumento é necessário que o aluno possua o instrumento de escolha.

Inscrição: https://www.e-inscricao.com/rededenucleosmusicaisdegoiania

Lívia Máximo, da editoriaa de Cultura

Coro Sinfônico

Orquestra Sinfônica de Goiânia

prefeitura de goiânia

secult

Secult Goiânia