Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

BETA i

Contratualizacão na saúde pública encerra workshop sobre regulação

Participantes também concluíram o curso introdutório de regulação

Publicado em: 13 de dezembro de 2019 às 17:14 | última atualização: 13 de dezembro de 2019 às 17:14

Por ser um meio pelo qual o sistema regulador oferta os serviços à população, os contratos com prestadores devem estar bem embasados para que a regulação seja efetiva. Por isso, a Contratualizacão na Saúde Pública foi o tema do segundo dia do Workshop sobre Regulação realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).

A mesa redonda sobre o tema foi coordenada pela chefe de gabinete da SMS , Ana Paula Custódio Carneiro. "As regras dos contratos são o que embasam todo o serviço, então reverbera diretamente no acesso da população. Promover uma melhor contratualizacão vai garantir melhor assistência ao usuário do SUS", explicou Ana Paula.

O tema também foi apresentado pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas(SP) , Emerson Luiz Canocini. Emerson falou sobre os elementos essenciais de uma contratualizacão. " Sendo público ou privado, cada ente que participa dessa contratualizacão tem um papel. Este papel tem que estar explícito para que possamos monitorar o cumprimento dele e estabelecer responsabilidades".

A assessora técnica do Ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha, abordou o Controle e Avaliação na Alta Complexidade em Oncologia. "É necessário conhecer as regras que permeiam os serviços em oncologia e a partir daí ter elementos para promover a avaliação e o controle eficiente dos serviços oferecidos por parte dos prestadores.

O workshop foi encerrado com a conclusão dos três módulos do curso introdutório sobre regulação que reuniu 270 participantes.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde