Goiânia realiza, neste sábado (15/5), o Dia D da Vacinação contra a Covid-19. Dos 43 postos para atender 20 mil pessoas, 35 são exclusivos para pessoas com comorbidades. Para este grupo, é obrigatório o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, otimizando o processo de vacinação. 

O grupo pertencente à fase 1 preconizada pelo Ministério da Saúde contempla pessoas com comorbidades e deficiência permanentes cadastradas no BPC de 45 a 49 anos, além de pessoas em diálise e com síndrome de Down a partir de 18 anos. Também podem se vacinar gestantes e puérperas a partir de 18 anos, desde que com comorbidades. 

O agendamento pelo aplicativo visa otimizar o atendimento, distribuindo os pacientes de forma igualitária e, consequentemente, evitando aglomerações. A ferramenta é gratuita e compatível com os sistemas iOS e Android. Para agendar, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Baixe o aplicativo Prefeitura 24 horas.
  2. Clique no botão de PRÉ-CADASTRO.
  3. Preencha seus dados.
  4. Na tela de serviços, clique em Agendamento Covid-19
  5. Preencha todas as informações, incluindo profissão (caso exerça alguma das listadas) e tipo de comorbidade. Indique também se tomou vacina ou teve Covid-19 nos últimos 14 dias
  6. A próxima tela indica os locais disponíveis para vacinação. Observe que, para o caso dos pacientes com comorbidades, apenas as unidades disponíveis para este grupo são listadas. 
  7. Escolha uma das unidades, data e horário.

A próxima tela já indicará a unidade para a qual o atendimento foi agendado. “O agendamento é importante para organizarmos a logística de vacinação, distribuindo as doses conforme os usuários cadastrados para cada ponto”, orienta Durval Pedroso, secretário municipal de Saúde. Importante destacar que, se o usuário não se enquadra nos grupos prioritários atendidos pela campanha, o agendamento não será permitido. 

Dúvidas mais frequentes

Ainda que o agendamento não seja aberto para pessoas não enquadradas nos grupos atendidos, o cadastro no aplicativo pode ser feito por qualquer cidadão com mais de 18 anos. Também é possível fazer o cadastro ou agendamento para mais de uma pessoa, como pais ou avós. 

Entretanto, a alteração de cadastro só é permitida para o CPF da pessoa para a qual é necessária a correção. Isto é, se o filho precisar alterar o e-mail da mãe, por exemplo, precisa acessar o cadastro pelo CPF dela. Outro ponto importante é que, caso o usuário tenha feito qualquer tipo de senha em sistemas da Prefeitura, precisa resgatá-la. 

“Pessoas que já tiveram empresas ou foram servidores da Prefeitura, mesmo que seu contrato esteja extinto, precisam resgatar esse acesso para poder se cadastrar pelo aplicativo”, explica Elifrâncio Pereira, gerente de TI da SMS. Para isso, basta agendar um atendimento pelo Atende Fácil da Prefeitura. 

Luciana Gomides, editoria de Saúde

Você pode se interessar:

Goiânia já aplicou mais de meio milhão de doses contra Covid-19

Sábado é Dia D da vacina contra a Covid-19 em Goiânia