A Prefeitura de Goiânia decretou, em razão do feriado prolongado de Carnaval, ponto facultativo de segunda-feira (20/02) até às 14h de quarta-feira (22/02). De acordo com o documento, os serviços essenciais não param, e serão prestados à população em regime de plantão.

Os atendimentos de urgência e emergência na Saúde, ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência seguem normalmente. Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguirão pela capital.

Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil funcionarão na segunda-feira (20/02) até meio dia, na terça-feira (21/02) estão fechadas, e na quarta-feira (22/02) o atendimento será a partir das 14h.

Saúde
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves.

Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br.

Durante o período do Carnaval, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará o Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado na Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, localizado na Rua Guajajara com a Rua Carijós, no Setor Urias Magalhães, para aplicação dos imunizantes contra a Covid-19, Inlfuenza e a vacinação de rotina. No local, que atenderá normalmente neste período, o horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Atendimento às mulheres vítimas de violência
O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Fiscalização Ambiental
O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda Municipal
Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Comurg
Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção.

Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 35248555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

CMTC
A Companhia de Transportes Coletivos (CMTC) operará com as planilhas de sábado e domingo no final de semana. Na segunda-feira (20/02), a operação será com escala de dia útil especial. Na terça-feira (21/02), o transporte coletivo funcionará com a planilha operacional de domingo. Já na quarta-feira (22/02), a escala dos ônibus será pela planilha horária de férias. A CMTC recomenda aos passageiros da RMTC que utilizem o aplicativo SIMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão de chegada dos ônibus. Mais informações por meio do Instagram da CMTC, @cmtctransporte.

Lazer
Os parques Mutirama e Zoológico seguem cronograma normal de funcionamento.

Parque Mutirama
O horário do Mutirama permanece inalterado no sábado (18/02) e domingo (19/02), com o funcionando das 10h às 16h. De segunda-feira (20/02) a quarta-feira (22/02), o parque de diversões estará fechado. A entrada e utilização de todos os brinquedos em operação são gratuitas.

Zoológico
O Zoológico de Goiânia não sofrerá alteração em seus dias e horários de funcionamento. A unidade de lazer abre de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h. Os ingressos podem ser comprados apenas na bilheteria do local até às 16h. O espaço passa por adequações, que não afetam a funcionalidade.

Clubes do Povo
Os Clubes do Povo da Vila Finsocial, na Região Noroeste e o do Rio Jordão, estarão fechados para a população, funcionando apenas para manutenções externas. As atividades do programa “Vida Ativa” voltam na quinta-feira (23/02), a partir das 14h. Já no Clube do Povo Morada Nova, as atividades funcionam até sábado (18/02), no período matutino. As inscrições do programa são limitadas e continuam abertas para jovens, adultos e idosos.

Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia