A Prefeitura de Goiânia disponibilizará 72 salas de imunização contra o coronavírus entre a próxima segunda-feira (28/03) e a sexta-feira (1º/04). A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento à Covid-19 nessa semana inclui também a busca ativa por pessoas que ainda não estão com o esquema vacinal completo, por meio da van do projeto VacinAção. O veículo estacionará em pontos estratégicos da cidade, definidos por cronograma.

Em todos os locais de atendimento, a Secretaria de Saúde oferecerá a primeira e a segunda doses, bem como a dose de reforço, para crianças com idade a partir de cinco anos, adolescentes e adultos. E há também a possibilidade de os idosos com mais de 80 anos tomarem a quarta dose da vacina.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a prefeitura lembra que a segunda dose da CoronaVac em crianças deve ser aplicada em quem recebeu a primeira dose há 28 dias; para as crianças vacinadas com a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer, o intervalo recomendado é de oito semanas. A Secretaria Municipal de Saúde explica que não é recomendável a aplicação simultânea de vacinas contra outras doenças. Nesses casos, deve se respeitar o prazo de 15 dias.

Para os adolescentes, com idade acima de 12 anos, e adultos os intervalos previstos entre a primeira e segunda doses continuam sendo de 28 dias para a CoronaVac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca. Já com relação à dose de reforço, a SMS frisa que o imunizante é aplicado após quatro meses desde a segunda dose, independentemente do laboratório. Goiânia também segue a aplicar a quarta dose em idosos com idade acima de 80 anos. “Lembramos que ela é aplicada quatro meses após a primeira dose de reforço”, explica o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Durval Pedroso.

“Já está mais do que comprovado que as vacinas salvam vidas”, diz o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Ele lembra que todos os serviços relacionados ao enfrentamento à COvid-19 serão mantidos enquanto for necessário, mesmo com os números epidemiológicos e vacinação favoráveis. “Ainda não vencemos a pandemia e, por isso, vamos manter esses importantes serviços, que são a vacinação e testagem, à disposição da população enquanto for preciso”, frisa Rogério Cruz.

Documentação
Não é necessário fazer agendamento para tomar vacina. Pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto e comprovantes de vacinação e de endereço. Quanto às crianças, é obrigatório apresentar o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

Salas de rotina
As 72 salas de rotina disponíveis em Goiânia aplicam a vacina contra Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos e também em idosos com idade acima de 80 anos (quarta dose). A lista com os locais está disponível no link do ImunizaGyn e contempla todos os distritos sanitários da cidade.

Van da VacinAção
O atendimento da van da VacinAção é para pessoas com idade acima de 12 anos e o horário de funcionamento da unidade móvel é das 8h às 16h. Confira os locais:

Dia 28 de março – segunda-feira
Praça do setor Santa Fé
Endereço: Avenida Rita Caetano, s/n, Residencial Santa Fé

Dia 29 de março – terça-feira
Tribunal Regional do Trabalho
Endereço: Rua T-29, esq. com a Rua T-51, 1.403, Setor Bueno

Dia 30 de março – quarta-feira
Vibra Energia – Antiga Petrobras Distribuidora
Endereço: Avenida Bruxelas, quadra 250, Área 1, Jardim Novo Mundo

Dia 31 de março – quinta-feira
Próximo aos condomínios Vida Bela e Morumbi
Endereço: Rodovia GO-070, Tenda da Polícia Rodoviária Estadual

Dia 1º de abril – sexta-feira
Praça Berimbau do Guanabara I
Endereço: Rua GB-5, esq. com a Avenida Goiânia, s/n, Jardim Guanabara I

Testagem ampliada
A testagem ampliada segue na capital goiana e todos os dias a SMS disponibiliza o serviço, via agendamento, com link disponível no site da Prefeitura de Goiânia, em dois locais da cidade na modalidade tenda. Confira os locais desta semana:

Dia 28 de março – segunda-feira

  • Distrito Sul
    Local: Cepal do Jardim América
    Endereço: Rua C-108, s/n, Jardim América
  • Distrito Leste
    Local: Praça A do Conjunto Fabiana
    Endereço: Avenida Senhor do Bonfim, s/n, Conjunto Fabiana

Dia 29 de março – terça-feira

  • Distrito Noroeste
    Local: Praça da Feira do Jardim Curitiba I
    Endereço: Avenida do Povo, 37, Jardim Curitiba I
  • Distrito Sudoeste
    Local: Praça do Comerciário – em frente ao Sesc Faiçalville
    Endereço: Avenida Ipanema, s/n, Setor Faiçalville

Dia 30 de março – quarta-feira

  • Distrito Oeste
    Local: Sest/ Senat
    Endereço: Avenida Castelo Branco, esquina com Rua Tuiuti, s/n, Setor São Francisco
  • Distrito Norte
    Local: Próximo à Escola Municipal Pedro Costa
    Endereço: Rua Caiapônia, 240, Jardim Guanabara

Dia 31 de março – quinta-feira

  • Distrito Sudoeste
    Local: Praça da Juventude
    Endereço: Avenida Hermes Pontes, s/n, Setor Novo Horizonte
  • Distrito Campinas/Centro
    Local: Cepal da Vila Abajá
    Endereço: Avenida Marginal Sul, 371, Vila Abajá

Dia 1º de abril – sexta-feira

  • Distrito Leste
    Local: Praça da Juventude
    Endereço: Avenida JDA-8, 2.146, Jardim das Aroeiras
  • Distrito Norte
    Local: Praça do Violeiro
    Endereço: Avenida Goiás Norte, s/n, Setor Urias Magalhães

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia

Cidadão