Confira a programação do FestCine para o fim de semana
Última atualização em 27 setembro 2019 às 11h26
Festival segue até o próximo dia 30 de setembro com duas sessões diárias e entrada franca

Mais de 1,2 mil pessoas já prestigiaram o festival desde o começo, na última segunda(23/9). A programação segue até o próximo dia 30, sempre com duas sessões diárias no mesmo horário e entrada gratuita. O professor Júlio Vann parabenizou Goiânia pela realização do festival, que pela primeira vez valoriza exclusivamente produções goianas. “Filme de grande potencial. Estão de parabéns, festival organizado, com fácil acesso e entrada franca. Todos podem e devem aproveitar”, disse.
Criado em 2005, o FestCine é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Nesta edição, serão exibidos 22 filmes, sendo 10 longas (quatro de ficção, quatro documentários e duas animações) e 12 curtas (quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações). Para o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, o festival é uma forma de valorizar a produção cinematográfica feita na capital. “Temos aqui grandes profissionais do audiovisual, uma das linguagens da arte que tanto nos encanta. Temos aqui, selecionados, ótimos filmes”, afirmou.
Confira a programação:
27 DE SETEMBRO
1ª Sessão: 19h30
· Curta – Documentário: A viagem de Ícaro
Duração:19 min
Sinopse: Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.
· Longa – Documentário: Eli Camargo Água da Fonte
Duração: 78 min
Sinopse: Documentário sobre a vida e obra de Ely Camargo, cantora e folclorista goiana, que viajou por todo o Brasil e América Latina pesquisando a música de raiz, cantada pelo povo.
2ª Sessão: 21h30
Curta -Ficção: A piscina de Caique
Duração:15 min
Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.
Longa – Ficção: Hotel Mundial
Duração:75 min
Sinopse: Sofia, uma jovem cantora argentina, volta para sua cidade, Buenos Aires, e precisa encontrar um apartamento para morar. Ela se instala em um hotel para esperar pela chegada de Antônio, seu namorado brasileiro com quem vive uma relação à distância há algum tempo. Quando ele finalmente chega, entretanto, a proximidade física entre os dois gradualmente cria uma distância sentimental.
28 DE SETEMBRO
1ª Sessão: 19h30
Curta – Animação: A noiva do coelhinho
Duração: 12 min
Sinopse: Maria José tem muito medo do Coelho sinistro que visita a sua horta. A mãe insiste que ela deve enfrentá-lo. Adaptação lisérgica do conto homônimo dos Irmãos Grimm, o curta fala sobre violência doméstica, abuso infantil e cárcere privado.
· A última encruzilhada na Terra
Duração:19 min
Sinopse :Um jovem músico lutando pela sua carreira se vê diante de um grande dilema: apostar no amor ou vender sua alma?
· Longa – Ficção: As duas Irenes
Duração: 89 min,
Sinopse: Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Agora, a filha do meio se sente num lugar de rejeição e começa a tentar descobrir quem ela é e quem quer ser. Ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras. Selecionado para o Festival de Berlim de 2017 e ganhador de 4 Kikitos em Gramado.
2ª Sessão: 21h30
· Ficção: Um Conto de Réis
Duração: 21: 35
Sinopse: Final do século XIX momento entre a transição do Império para a República, o Brasil vive um período turbulento de ausência do Estado. Meio a isso, uma pequena e simples família isolada em uma fazenda no interior de Goiás, luta contra grileiros da oligarquia local que promovem terror e violência com a certeza da impunidade.
· Curta Documentário: Sr. Raposo
Duração: 22 min
Sinopse: Em 1995, Acácio teve um sonho, ele andava de mãos dadas com um homem e uma mulher por um campo todo verde.
· Longa – Documentário: MR Lea Ther
Duração: 84 min
Sinopse: A segunda edição do concurso Mr. Leather Brasil está sendo disputada por Dom PC, Kake, DehLeather, Maoriguy. O vencedor vai receber a faixa pelas mãos de Dom Barbudo, o primeiro Mr. Leather do país, e terá como tarefa divulgar a cultura do couro durante o próximo ano. O concurso está mexendo com os ânimos da comunidade fetichista gay de São Paulo.
29 DE SETEMBRO
1ª Sessão: 19h30
Curta – Documentário: Marias
Duração:15 min
Sinopse: O Brasil ainda é uma colônia de exploração governada por escravocratas. Hoje é mais um dia de trabalho em que as Marias sonham com a liberdade, mas perdem a infância.
· Longa Documentário: Não Tem Arrego
Duração:70 min,2018
Sinopse: Em 2015 é anunciado em Goiás que cerca de 300 escolas públicas estaduais passariam para a gestão de entidades privadas, as chamadas Organizações Sociais. O projeto, no entanto, é pego de surpresa por um levante secundarista, que explode em todo o estado. Manifestações de rua, ocupações de escolas, repressão policial, perseguições políticas, prisões e até sangue. Estava travada a batalha: de um lado, o Estado, de outro, estudantes, educadores e apoiadores. O primeiro veio quente, o segundo já estava fervendo.
2ª Sessão – 21h30
Curta de Ficção:O Embrolho
Duração:15 min
Sinopse: Miranda é um homem de valores morais tradicionais, fielmente casado com Dona Odete há décadas. Sua fidelidade é colocada à prova quando seu amigo Gerson lhe oferece uma pílula milagrosa.
Longa de Ficção: Comback
Duração: 89 min
Sinopse
Amador é um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo.
Solitário e amargurado, coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus crimes antigos. Após várias humilhações, ele vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca enquanto tenta voltar à ativa.
30 DE SETEMBRO
Encerramento: 19h30
Homenagens Úrsula Ramos e Juliana Corso
ENTREGA DE TROFÉUS E DEBATES DOS FILMES
Serviço
Assunto: Abertura do FestCine
Local: Cine Ouro – Rua 3 – Centro
Data: 23 de setembro
Hora: 19h30
Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação – Secult – 99236-3820
Lívia Máximo, editoria de Cultura