Conferência Municipal de Saúde de Goiânia é realizada entre 15 e 17 de março, com tema: “garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”
Última atualização em 09 março 2023 às 11h57
Estão previstos quatro eixos temáticos a serem debatidos: "O Brasil que temos. O Brasil que queremos"; "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas"; "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia"; "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas". Resultados aprovados serão apresentados na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás

A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia será realizada entre 15 e 17 de março, com objetivo de avaliar a situação da saúde local nos aspectos da estrutura de sistemas regionais, linhas do cuidado, redes e modelos de atenção à saúde e formular diretrizes para subsidiar a revisão e elaboração do Plano Municipal de Saúde.
O tema central é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Estão previstos quatro eixos temáticos a serem debatidos: I- O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Em três dias de programação, estão previstas palestras, trabalhos em grupos, mesas de trabalho e plenária deliberativa. A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem do evento, entre delegados, convidados e trabalhadores.
As propostas e diretrizes avaliadas e votadas na Conferência Municipal foram definidas em etapas microdistritais e distritais, e temáticas que ocorreram anteriormente na capital. Os resultados aprovados serão apresentados na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás.
“A Conferência de Saúde de Goiânia é um dos principais eventos realizados na área da saúde pública. As propostas são definidas por meio de muito estudo, debate e sugestões dos profissionais, usuários, gestores, prestadores e entidades da saúde, e servirão de base para definição de ações em prol do SUS e, consequentemente, aos usuários do sistema”, afirma o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia