A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), desde abril, disponibiliza atividades pedagógicas complementares através da plataforma Conexão Escola, lançada em abril. Além do conteúdo distribuído entre cinco temáticas, a equipe pedagógica viabiliza, também, atividades, intérpretes de Libras,  orientações e dicas para responsáveis de educandos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no mesmo portal. As ferramentas disponíveis proporcionam fácil acesso para educandos e familiares.

A Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (GERINC) da SME busca, em seu planejamento, proporcionar acessibilidade pedagógica aos educandos da rede. Durante o período de suspensão das aulas devido à pandemia, uma das ações propostas e desenvolvidas pela gerência tem sido a interpretação em Libras dos textos introdutórios das atividades complementares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EAJA. Tais atividades são veiculadas na plataforma Conexão Escola, visando a acessibilidade linguística para os educandos com surdez da SME.

Outra ação que vem sendo desempenhada na busca de proporcionar o atendimento aos educandos com Necessidades Educacionais Especiais da SME, tem sido a implementação de atividades acessíveis para o público com esta especificidade na plataforma Conexão Escola. Estão disponíveis lá os vídeos, “brincando com poesias”, “cardápio para todos”, “pintura e transparência: sentidos à flor da pele”, todos com tradução em libras e sugestão de atividades para as crianças.

A SME atende educandos com Deficiências (intelectual, visual e/ou múltipla), Transtorno do Espectro do Autismo e Surdez, as quais têm o objetivo de planejar e disponibilizar orientações, atividades e recursos capazes de promover a acessibilidade pedagógica, na perspectiva de se contemplar a singularidade do público acima descrito.

Algumas dicas e orientações importantes para esse momento de aulas não presenciais são: elaborar uma proposta de rotina para o dia a dia do seu filho em casa, depois, assistir e observar cada uma das orientações dos vídeos, variar as atividades ao longo da semana, lembrando-o sempre, o que acontecerá em seguida, para manter a previsibilidade e acalmá-lo.

Também é importante que durante a semana, seja observado os pontos positivos e negativos para que seja feita uma readequação desta rotina para a semana seguinte e sempre que possível inserir momentos de brincadeira com todos da família.

Seguindo as determinações das autoridades estaduais, as aulas seguem suspensas até o dia 30 de junho e o mês de julho será de férias, até lá, os alunos da Rede Municipal contam com opções de atendimento virtual, o Portal Conexão Escola, o Chatbot SME e Conexão Escola TV (TV Sagres e TV UFG). Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link a seguir e explorar o conteúdo a vontade (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/).

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte