acessibilidade
COMURG Companhia de Urbanização de Goiânia

Sobre a Companhia

Sobre a Companhia

COMURG – Companhia de Urbanização de Goiânia

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi criada pela Lei Municipal nº 4.915, de 21 de outubro de 1974, mas só começou a funcionar efetivamente no início de 1979.

A empresa de economia mista, com capital majoritário da Prefeitura de Goiânia, foi instituída com a finalidade legal de executar os serviços de limpeza urbana em forma de concessão e de realizar investimentos dos programas de equipamento urbano e de infraestrutura, estudos e projetos vinculados aos referidos programas e bem assim aplicar seus próprios recursos nas mesmas finalidades, ou em atividades relacionadas com o desenvolvimento urbano da cidade de Goiânia.

A Comurg é uma das instituições mais presentes no dia a dia do goianiense, por executar ações que refletem diretamente na qualidade de vida e na sustentabilidade de Goiânia. A Companhia é responsável pela limpeza, jardinagem, coleta de lixo, construção, manutenção de praças e de logradouros públicos.

Entre os anos de 1979 e 1983, a sede da empresa foi fixada na Praça do Avião, no Setor Aeroporto (administração) e Vila Santa Helena (área técnica). Há aproximadamente 35 anos, a empresa está situada na Avenida Nazareno Roriz, 1.122, Vila Aurora. Local, onde já funcionou um matadouro municipal e depois o prédio serviu de sede para a extinta Companhia de Iluminação Municipal de Goiânia (Comluz), cujas atividades foram absorvidas pela Comurg, tendo essa atribuição até o ano de 2015. Em janeiro de 2015 a iluminação pública teve o serviço terceirizado, ficando seu gerenciamento a cargo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

*A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passa por uma nova reestruturação e está havendo uma transição de formação organizacional, atendendo a legislação federal e a uma orientação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCMGO), para adequação à Lei 13.303/16, a Lei de Responsabilidade das Estatais.

Por esse motivo, o contrato de concessão entre a Comurg e a Prefeitura de Goiânia, que estabelece a responsabilidade e a execução de atividades típicas de urbanismo, coleta e remoção, está passando por adequações necessárias, assim como a prestação de serviços para outras estruturas do Município.