A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), registrou, na segunda-feira (27/03), ato de vandalismo na Praça Walter Santos, no Setor Coimbra. Cerca de 200 mudas de zinias e sálvias, plantadas no início de março, foram arrancadas e deixadas no local por vândalos. O fato foi constatado por uma equipe do órgão, responsável pela manutenção do espaço público.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, afirma que encaminhará ofício aos órgãos competentes para apuração e identificação de quem cometeu o ato de vandalismo. “É lamentável que situações como essas ainda aconteçam em ambientes urbanizados, sendo que ao destruir um bem público, a pessoa está praticando um crime contra si mesma, não só contra a administração”, lamenta.

A gestão da Comurg alerta que o vandalismo é crime previsto no artigo 163, do Código Penal brasileiro. Paralelo ao impacto visual e ambiental, a destruição das mudas representa prejuízo aos cofres públicos. “Além dos insumos, temos gastos com mão de obra e manutenção, atividades feitas regularmente para que a praça permaneça ornamentada”, observa o responsável pelos projetos de paisagismo da Comurg, engenheiro agrônomo Rafael Pacheco.

Pacheco afirma que a Prefeitura de Goiânia mantém projetos de urbanização em andamento com o objetivo de deixar a cidade mais bonita com as flores. No entanto, é essencial que a população tenha consciência e ajude a preservá-las. “Vamos refazer o plantio na Praça Walter Santos o mais breve possível, a fim de continuar mantendo aquele espaço colorido e alegre para moradores, comerciantes e visitantes”, diz.

Atos de vandalismo em praças públicas devem ser denunciados. O cidadão pode acionar a Guarda Civil Metropolitana (153), Polícia Militar (190) e a Comurg (62) 3524-8555 ou WhatsApp 98596-8555. Em alguns casos, poderá solicitar orientação também à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) ou ainda à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Fotos: Luciano Magalhães Diniz

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia