Comurg recolhe 124 animais mortos em Goiânia, no primeiro bimestre deste ano
Última atualização em 29 abril 2022 às 15h29
No ano de 2021, 873 carcaças foram recolhidas. Companhia orienta sobre perigo da ação, que pode gerar infração e multa, além de transtornos à saúde pública, como mau cheiro e proliferação de doenças

Durante o primeiro bimestre deste ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), coletou, em decorrência de descarte irregular, 124 animais mortos pela capital. A média anual de recolhimento dos bichos, em 2021, foi de 873, cerca de 73 retiradas mensais e 2 diárias.
A remoção é realizada, em média, até três horas após o acionamento das equipes da Comurg. Todos os animais de pequeno, médio ou grande porte são direcionados ao aterro sanitário. A ação é feita durante todos os dias do ano, incluindo feriados e finais de semana.
A coleta de animal morto em residência ou espaço particular, também, é realizada pela Companhia. O serviço é executado mediante o pagamento de uma taxa de R$3,74 por quilo, sendo o peso mínimo equivalente a 10 quilos. Neste caso, o telefone para solicitar o serviço particular é (62) 3524-3410. Caso o dono opte por levar o animal diretamente ao aterro, não é gerado o boleto de pagamento.
O descarte irregular em local público pode incorrer em infração. A ação pode levar a provocar transtornos, como mau cheiro, acidentes, surgimento de animais peçonhentos, larvas e o entupimento de bueiros, causando alagamentos no período chuvoso.
Para evitar os riscos à população e garantir os cuidados necessários ao meio ambiente, o presidente da Comurg, Alisson Borges, informa que a ação acontece de forma imediata. “É um trabalho que exige urgência por se tratar, em sua grande maioria, de ocorrências em vias públicas como ruas e avenidas de grande fluxo. Por isso, a ação é contínua, incluindo finais de semana e feriados. A segurança da população está em primeiro lugar”, destaca.
Para a realização do serviço, a Comurg possui equipe especializada, com equipamentos de proteção adequados. As carcaças são recolhidas e armazenadas em sacos plásticos apropriados.
Os serviços da Comurg podem ser solicitados pelos aplicativos Prefeitura 24h e/ou WhatsApp (62) 98596-8555, ou pelo teleatendimento (62) 3524-8555.
Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia