A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) participou de audiência pública realizada nesta quarta-feira (16/6) na Câmara Municipal de Goiânia. O intuito foi debater sobre o Projeto de Lei 192/2021 que altera a Lei 9498/2014 que dispõe sobre a cobrança de preço público pela prestação do serviço de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos produzidos por grandes geradores. Comunidade, professores e pesquisadores, representantes das cooperativas de reciclagem cadastradas, membros do Legislativo e Executivo também participaram do debate.

O projeto propõe incluir a coleta orgânica e isentar os condomínios horizontais das taxas sobre o serviço por meio da implantação obrigatória de programas de incentivo de reciclagem de resíduos sólidos. O material recolhido atualmente é despejado diretamente no Aterro Sanitários da capital sem passar pelas cooperativas.

Para o Presidente da Comurg, Alex Gama, a discussão é importante, pois apóia as diversas famílias cadastradas nas cooperativas de recicláveis e reforça os conceitos de sustentabilidade e preservação socioambiental como diretrizes da gestão atual. “É preciso elaborar e incentivar medidas que reforcem a destinação correta desse material, evitando maior poluição do ambiente e gerando menos descartes clandestinos pela cidade”, salienta.

Márcia Tormim, da editoria de Urbanização