A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), dá continuidade às ações de capacitação profissional de seus colaboradores e realiza, durante o mês de dezembro, cursos e treinamento de qualificação tecnológica e eletrônica para seus colaboradores.

Os cursos, que são gratuitos, vêm acontecendo desde o primeiro semestre de 2021, sendo ministrados desde a ordem prática, como o NR35 – curso de capacitação em altura -, até cursos teóricos como o Trello, para gerenciamento de tarefas. O mais recente a ser implantado e que chega como forma de evolução tecnológica é o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), intitulado Comurg Gyn, para execução da gestão documental.

O propósito da impantação é o de atualizar profissionais da companhia que atuam em funções administrativas de cada uma das diretorias e nos pontos de apoio, quanto à formatação eletrônica de sistema.A finalidade deste modelo de sistema está relacionado a substituição de documentos impressos por documentos digitalizados, fazendo com que toda logística processual aconteça de forma agilizada, atualizada e com segurança.

Taísse Dias, especialista em gestão de documentos, explica a importância do novo sistema e fala sobre as mudanças que ele pode gerar. “O GED chega para proporcionar uma maior transparência e simplificação das ações de serviços. A execução operacional também muda. A questão virtual é tão presente na sociedade e agiliza todo processo, além de garantir segurança e precisão de dados. Enfim, o gerenciamento é uma evolução para a prática de serviços.”

Alex Gama, presidente da Comurg, destaca que uma gestão moderna, além de gerar redução de custos, tem proporcionado uma nova identidade à Companhia. “O nosso trabalho está pautado em fazer com que a Comurg seja renovada.

Temos como propósito executar uma gestão moderna, política e social. Este é o tripé de sustentação para o nosso trabalho. A capacitação tecnológica profissional é parte necessária de formação para uma gestão moderna. É por isto que estamos investindo na capacitação de cada um de nossos colaboradores que atuam nos departamentos administrativos”, disse Alex.

GED – Vantagens e benefícios:

– Redução de custos com armazenamento de documentos.

-Redução de custos com impressão.

– Ganho de espaço físico.

– Organização

– Compartilhamento de informação com segurança.

– Conhecimento preciso do tempo de guarda dos documentos.

– Agilidade e precisão na identificação e localização de documentos.

– Aumento na produtividade.- Eficácia no processo de tomada de decisões.

– Qualidade de atendimento, proporcionando respostas rápidas e precisas.

Rondinelli Dantas, da editoria de Urbanização.

Fotos: Rondinelli Dantas