A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) possui atualmente 1.598 mulheres, distribuídas em serviços variados que vão desde varrição, roçagem, jardinagem, frentistas e funções internas. São 1.361 servidoras operacionais e 237 administrativas.

Competência e dedicação são as características mais comuns entre elas, que transformam o trabalho diário em propósito, ao entregar um serviço essencial para a comunidade goianiense.

Neste Dia Internacional da Mulher, elas fazem coro ao desejar empatia, respeito e o direito de serem autênticas. É o caso da jardineira Joelma Muniz Carvalho, de 41 anos, que, há 17, se dedica a cuidar de Goiânia com entusiasmo e orgulho. Em seus desejos, está a saúde para continuar trabalhando. “Eu gosto do que faço e aprendi tudo aqui com os colegas. Aqui realizei o sonho de construir minha casa e criar meu filho”, comemora.

Mãe solo por algum tempo, Joelma destaca os desafios do dia a dia. “Levar para escola, participar das reuniões, isso tudo exige que a gente precise se ausentar do trabalho ou tenha que pedir ajuda”, lembra a jardineira, que hoje tem um filho já adulto.

“Quando cheguei aqui, trabalhava de empregada doméstica. Foram sete anos assim, até passar no concurso e, graças a esse emprego, eu pude terminar de construir a minha casa”, diz Joelma, orgulhosa.

Aos 53 anos de idade, a servidora Aparecida Tertuliana se diz uma mulher realizada. Entrou na Comurg como gari, e com muita competência, conquistou espaços em outras áreas de atuação nos departamentos administrativos da empresa. Assim como Joelma, a história dela já soma 17 anos de dedicação e, hoje, trabalha no departamento responsável pelos contratos de aluguel da Comurg. “Comecei na varrição, em seguida fui para assistente administrativa deste departamento. Depois tive a oportunidade de ser supervisora de contratos de aluguéis, onde estou agora como coordenadora”, narra.

O crescimento profissional veio atrelado ao investimento nos estudos, ao se diplomar como Gestora Pública, na Unopar, e à luta diária da rotina de mulher e mãe. Cida, como é chamada, busca a alegria de viver na prática de esportes e nos momentos com amigos. “Eu sou uma mulher livre”, diz em tom empoderado. “O que eu desejo no Dia das Mulheres é o reconhecimento da força da mulher na sociedade. Isso deve ser lembrado todos os dias”, ressalta.

Katiúcia Sousa Andrade Amorim, de 38 anos, também conquistou espaço dentro da Companhia. Há 16 anos na empresa, passou seis na varrição, quatro como técnica de enfermagem e, hoje, é supervisora de ambulância. “Sou pós-graduada em dermatologia com ênfase no tratamento de feridas”, detalha.

“A mulher é parte fundamental na sociedade e desenvolve papéis de valores imensuráveis. Às vezes, passamos por situações desconfortáveis e desrespeitosas”, relata. Ela pede que as mulheres sejam tratadas com mais respeito e menos violência.

A força da mulher também pode ser personificada na gari Regina Célia, que tem 50 anos de idade e muita disposição. Ela trabalha na varrição e fala com muito orgulho da sua função. “Eu já fui balconista, vendedora. Trabalhei em várias coisas, já fui encarregada da varrição, e hoje estou na rua”, detalha.

Ela reforça que as leis em combate à violência contra as mulheres devem ser mais eficiente. “Eu sofro quando vejo essas histórias, pois já passei por situação parecida. Hoje superei e me orgulho em ser dona da minha própria vida. Da Comurg, tiro meu sustento e meu propósito de vida”, destaca.

A história de Regina é muito parecida com a da Laurita Rodrigues de Sá, jardineira no Viveiro Redenção. Vaidosa, está sempre com sorriso no rosto, no auge dos seus 48 anos de idade e com dois filhos, dos quais cuida sozinha. Na Comurg há 15 anos, Laurita pensa que celebrar o Dia da Mulher é uma forma de reconhecimento: “Somos guerreiras e merecemos um dia só pra nós”, afirma.

Para ela, as mulheres precisam encarar muitos obstáculos no decorrer da vida, como situações de assédio e sobrecarga materna. A igualdade entre homens e mulheres é o desejo de Laurita e de todas as mulheres.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia