Quem vê os inúmeros jardins floridos nas vias públicas de Goiânia não imagina que por trás das cores e formatos há um trabalho executado 100 % de forma manual e sustentável pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que vai desde a colheita das sementes ao plantio nos canteiros e praças. 

Todos os dias as equipes de ajardinamento vão às ruas da capital para fazer a manutenção e limpeza dos canteiros e jardins. Enquanto alguns limpam, outros fazem a colheita das sementes, que são levadas para os viveiros onde passam por vários processos até a germinação e plantio. 

Etapas
Assim que chegam aos viveiros, as sementes que já vêm separadas por espécies são selecionadas pelos servidores e em seguida colocadas em esteiras ou sacos para secagem ou armazenadas. Na sequência elas são colocadas em sementeiras os nos canteiros para germinação. Após o nascimento, são transplantadas para a estufa, onde são transferidas para as embalagens recicláveis. Após alguns dias, dependendo da espécie, são levadas para tomar um sol e, por fim, encaminhadas para os canteiros das praças. 

O período de colheita acontece durante todo o ano, mas é intensificado nesta época devido à floração mais intensa das plantas e árvores, como Sibipiruna, Ipê e Jambo do Pará. E de espécies de ornamentais como Zínia, Salvia, Blumbago, Girassol, Dália, Camomila, dentre outras.  

Embalagens 
Após o período de germinação das sementes elas são acondicionadas nas embalagens recicláveis onde ficam de três a 30 dias ou até mais – dependendo das espécies e da necessidade do plantio. 

A Companhia mantém quatro viveiros que seguem um modelo sustentável. São utilizadas caixas de leite, copos descartáveis, garrafas, embalagens de  sorvetes e latas de tinta. Tudo é reaproveitado para produzir mudas de flores e árvores.  

Este modelo de reciclagem e reaproveitamento, além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente, possibilita uma economia nos gastos com os materiais que são utilizados pela Comurg. 

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização
Foto: André Soares