A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) esclarece que o descarte irregular de lixo no período de grandes promoções, temporada que antecipa as compras natalinas, pode colaborar para acúmulo de sujeira e entupimentos das bocas de lobos da cidade. Com objetivo de não prejudicar a programação de coleta diária neste período de final de ano, a Companhia reforças ações de limpeza por toda a capital.

A orientação é para que todos cooperem, buscando formas de reciclar e diminuir a produção de resíduos. O alerta é para que os consumidores, assim como os comerciantes, não façam descartes irregulares. A Companhia explica que a sujeira gerada por produtos comercializados pelos lojistas é um dos maiores problemas para a limpeza urbana.

Na programação deste feriado prolongado, uma equipe com 16 caminhões faz remoção de entulhos em diversos pontos. A medida estratégica de limpeza é uma ação preventiva da Prefeitura para evitar acúmulo de sujeira próximo aos centros comerciais. Consta da programação da Comurg, um rodízio setorial pré-determinado para atender a todos os bairros da capital.

A pasta frisa que, geralmente, essa movimentação mais densa do comércio acontece em toda extensão da Avenida Anhanguera, Av. 24 de Outubro, no Setor Campinas, Região da 44, Setor Bueno e Setor Fama. Segundo o presidente da Comurg, Alex Gama, os trabalhadores estão orientados a monitorarem toda esta região. “Com a chegada da Black Friday, dia que inaugura a temporada de compras natalinas, há o aumento significativo de lixo. É necessário evitar o mau acondicionamento dos resíduos e o descarte indevido em vias públicas”, destaca o presidente.

Alex Gama orienta ainda que uma boa dica é que os consumidores passem a rejeitar as embalagens na hora da aquisição do produto, sempre que possível. Outros setores que não fazem parte do grande centro comercial como Residencial Porto Seguro, Vila João Vaz, Jardim Alphaville também recebem ações de limpeza.

Silvio Soũls, editoria de Urbanização