A Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, está realizando a substituição gradativa dos pés de jamelões em toda a capital. Recentemente, cerca de 42 exemplares foram substituídos pela companhia na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. Outros 115 foram retiradas da Avenida Ipanema, no Jardim Atlântico, além de 103 na Avenida T-63, onde foram plantados 102 pés de ipês. Na Avenida Engenheiro Atílio Corrêa Lima, 14 jamelões foram substituídos; outros 60 pés foram retirados da Avenida Dona Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz II, e o trabalho de substituição também vem sendo realizado na Avenida Nazareno Roriz, na Vila Aurora. No lugar dos jamelões, outras 100 mudas de árvores nativas foram plantadas na via.

O trabalho é feito gradativamente e a substituição ocorre respeitando a necessidade de fazer o plantio de outras espécies nos locais, a partir do período de chuvas. Para tanto, mudas de espécies mais adequadas são plantadas entre as árvores de jamelão e somente após atingirem um tamanho satisfatório, a remoção é concluída. A Comurg tem realizado podas preventivas periodicamente para minimizar o risco de acidentes com os frutos que costumam cair nas pistas causando deslizamento, situação que se agrava no período chuvoso.

Estima-se que na capital existem 54 vias com árvores de jamelão, uma média de 13 mil árvores, plantadas há mais de 20 anos em locais como os corredores das avenidas de setores como Jardim Guanabara, Jardim Presidente, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Jardim Novo Mundo, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Pedroso, Jardim Curitiba, Jardim Liberdade, entre outros. A inteção da prefeitura é substituir todos eles.

Márcia Tormim, editoria de Urbanização
Foto : Luciano Magalhães

jamelões

Urbanização