A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) completa, nesta quinta-feira (21/10), 47 anos dedicados a manter Goiânia limpa e organizada. Nos últimos meses, os trabalhos de revitalização e manutenção dos espaços públicos foram ampliados. O Projeto Flores ganhou reforço com objetivo de deixar a cidade mais florida. E em toda as regiões da cidade, as ações de coleta orgânica e seletiva também ganharam novo manejo.

Com conceito inovador de ajardinamento, o Projeto Flores está na 12ª etapa, e objetiva chegar a 80 mil metros quadrados plantados. Ao menos 26 locais foram contemplados, num total de quase 31 mil metros quadrados. O intuito da Prefeitura é tornar Goiânia uma das cidades mais arborizadas do mundo e com colorido intenso por canteiros, praças e avenidas.

Fotos: Acervo/Luciano Magalhães Diniz

Com a nova gestão, 1.300 praças públicas foram beneficiadas com plantio ornamental, ações de infraestrutura de academias ao ar livre e kits brinquedos, além de limpeza e manutenção geral. Somente de janeiro a agosto deste ano, a Comurg já instalou 44 novas academias ao ar livre, 103 kits brinquedos, cerca de 324 lixeiras com suporte e 115 lixeiras tipo concha.

Em média, 183 bancos de madeiras e 30 mesas, produzidos a partir do reaproveitamento de árvores caídas na capital, foram instalados em praças públicas. Mais de 53 espaços públicos passaram pelo processo de revitalização e requalificação neste ano. Já a Coleta Orgânica, que segue circuito diário e alternado com horários diurno e noturno, recolheu mais de 250 mil toneladas de resíduos orgânicos. Toda população goianiense é atendida pelo serviço.

Fotos: Acervo/Luciano Magalhães Diniz

Pensando numa gestão humanizada, a Comurg requalificou o serviço de coleta seletiva. São quase 3 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês. Esse dado corresponde a 7% de todo o volume coletado na cidade e os materiais recolhidos são encaminhados para 15 cooperativas de catadores cadastradas na prefeitura. Neste ano, já foram recolhidas mais de 14.734 toneladas de resíduos recicláveis.

Silvio Soũls, da editoria de Urbanização