A Prefeitura de Goiânia apresentou balanço positivo de materiais recebidos nos quatro ecopontos municipais. Restos de construção civil atingiram mais de 40 toneladas e os resíduos de poda alcançaram 6 mil. Cerca de mil unidades  de bens descartáveis inservíveis foram recebidas, enquanto que dois mil pneus foram entregues. Destaque para o crescimento da entrega voluntária que atingiu  100% de aumento em comparativo com ano anterior.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) acredita que o volume alcançado é em razão da disponibilidade de mais pontos espalhados pela cidade, evitando grande parte de descartes clandestinos em vias públicas e particulares.
Alex Gama, presidente da Comurg, acredita que está ocorrendo uma mudança de hábito do goianiense e que a nova postura reforça a importância da ação conjunta entre administração municipal e o cidadão. “Esta é uma medida positiva que  evita que aconteçam descartes de forma irregular, além de contribuir com a coleta seletiva, mantendo a cidade  limpa e bonita”, esclarece.

Os ecopontos Guanabara, Faiçalville, Campos Dourados e São José são administrados pela Comurg e funcionam todos os dias das 7h às 19 horas. Em qualquer das unidades, o munícipe pode deixar pequenos volumes de resíduos de construção civil, poda de árvores, móveis, recicláveis e eletroeletrônicos.

As unidades contam com diversas caçambas para o armazenamento correto dos materiais. Nos locais, há equipes que recebem o material e fazem o monitoramento. O produto reciclável é entregue às cooperativas cadastradas junto à Prefeitura. Parte do material recolhido também é reaproveitada pela Comurg em infraestrutura e urbanização da cidade e na ornamentação de canteiros, praças e rotatórias.

No planejamento da Prefeitura já existem estudos em andamento para instalação de outras unidades em vários pontos da capital. A meta é chegar ao final da atual gestão com 16 ecopontos, além de outros quase 40 pontos de entrega para incentivar ainda mais o descarte correto de resíduos produzidos em Goiânia.

Confira os pontos de entrega:
• Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 c/ Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• EcopontoFaiçalville: Av. Nadra Bufaiçal c/ Av. Madri APM, Setor Faiçalville
• Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni c/ Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Res. Campos Dourados.

• Central de Logística Reversa: Av. T-14, Qd S9-A, Lt 09, Setor Bela Vista (antigo prédio da Secretaria Municipal de Trânsito, atual SMM). Somente entrega de eletroeletrônicos.

Silvio Soũls, da editoria de Urbanização
Fotos: Luciano Magalhães Diniz