Para manter a limpeza das ruas da capital durante o feriado de Carnaval, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informa que haverá equipes de limpeza nos locais com maior concentração de pessoas e enfatiza importância de se realizar o descarte correto do lixo, a fim de evitar impactos ao meio ambiente e sujeiras nas vias públicas.

Equipes de varrição, remoção, coleta orgânica e seletiva estarão em mais de 15 pontos da cidade a partir desta quinta-feira (16/02), e seguirão até a próxima terça-feira (21/02). Além desse trabalho, lixeiras e tambores de 200 litros, para lixo orgânico e seletivo, foram colocadas em locais estratégicos, com objetivo de chamar a atenção das pessoas a depositar os resíduos corretamente.

Equipes de varrição, remoção, coleta orgânica e seletiva estarão em mais de 15 pontos da cidade a partir desta quinta-feira (16/02)/Foto: Comurg.

A Praça Tamandaré, no Setor Oeste, Avenida 74 e Antiga Estação Ferroviária, no Centro, bem como a Praça Universitária, são alguns dos pontos tradicionais de encontro dos foliões. Haverá, também, concentração nos setores Bueno, Sul, Jardim América, Pedro Ludovico, Condomínio das Esmeraldas, Vila Morais e Balneário Meia Ponte.

O diretor de Limpeza Urbana, Alzirio Barbosa, explica que uma equipe fará o monitoramento e, se houver grande volume de lixo, a limpeza será feita em etapas. A primeira consistirá na varredura e limpeza das lixeiras. Com os resíduos ensacados, num segundo momento, os caminhões farão a coleta. Ao término dessa etapa, em algumas situações poderá ser necessário o uso de caminhão pipa para lavar resquícios de urina e eliminar mau cheiro. O local passará por vistoria no dia posterior.

Três toneladas de lixo no pré-carnaval
Latas de alumínio, garrafas de vidro e de plástico, copos, papéis, confetes e serpentinas são os principais itens deixados pelo chão. O presidente da Comurg, Alisson Borges, pontua que a prefeitura prepara as vias para receber os blocos carnavalescos, porém, pede aos foliões que ajudem a mantê-las limpas.

No último sábado (10/02), a Comurg recolheu mais de três toneladas de resíduos no evento de pré-carnaval em Goiânia. Desse volume, uma tonelada foi encaminhada para cooperativas de reciclagem.

“Colocamos dezenas de lixeiras e latões ao longo de vias como Avenida 85 e setor Marista, para que o lixo fosse deixado de forma correta, porém, muitos ignoraram a presença delas”, sublinha Alisson Borges, ao ressaltar que trabalhadores da Comurg presenciaram lixo jogado a poucos metros das lixeiras e latões.

“Mesmo com nossas equipes nos locais, esse material jogado nas vias pode ser levado pela chuva e causar transtornos à cidade e à população, como entupimento de bueiros, alagamentos, além de ser recipiente para gerar focos de mosquitos transmissores de doenças”, completa.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia