A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) divulgou, nesta terça-feira (12/09), a planilha sobre a circulação das linhas de ônibus do transporte público, a partir desta quarta-feira (14/09), nos anéis externo e interno da Praça Cívica.

De acordo com a planilha, circularão pelo anel interno da praça 39 linhas de ônibus que chegam ao local pela avenida 85, ruas 10 e Dona Gercina Borges.

No anel externo, circularão seis linhas de ônibus que chegam na Praça Cívica pela Avenida 84.

Com as mudanças, a CMTC informa que o fluxo de veículos na Praça Cívica vai fluir de maneira mais organizada, o que evitará eventuais engarrafamentos.

“Temos o exemplo no Terminal Isidória, pois quando nós colocamos os ônibus para circular dentro das canaletas do BRT, alcançamos ganhos de cinco a 10 minutos no tempo de viagem. A nossa expectativa é de que também tenha ganho de tempo, nesse sentido, na Praça Cívica, e que assim a gente possa dar melhor qualidade no transporte público aos usuários”, pontua o presidente da companhia, Tarcísio Abreu.

A liberação de ônibus no anel interno da Praça Cívica, mesmo com o andamento das obras do BRT Norte-Sul, faz parte do planejamento da CMTC.

“O nosso objetivo é colocar toda a circulação desses veículos dentro da Praça Cívica, mas isso faz parte de uma política de planejamento. Por isso, neste primeiro momento, o nosso foco é acompanhar essa operação, verificar o movimento no local, para que a gente possa tomar a decisão de qual será a melhor operação, ou se alguns ônibus vão circular na alça externa. Mas o nosso objetivo é que tudo opere no anel interno, conforme planejado”, conclui Tarcísio Abreu.

Linhas
Nesta fase, estão previstas para circular no anel externo da Praça Cívica as linhas 002 – Parque Atheneu/Terminal Isidória/Rodoviária; 006 – Terminal Veiga Jardim/Centro/Eixo 90; 007 – Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária; 023 – Terminal Praça A/Praça Cívica/Flamboyant; 180 – Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Setor Universitário; e 193 – PC Trindade/Rodoviária/Via Flamboyant.

Estão relacionadas, entre outras, para o anel interno as linhas 003 – Terminal Maranata/Rodoviária/Eixo T-7; 004 – Terminal Garavelo/Centro/Eixo T-9; 008 – Terminal Veiga Jardim/Rodoviária/Eixo 85; 013 – Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro; e 017 – Terminal Cruzeiro/Centro/Rodoviária.

Também estão liberadas para circulação no anel interno as linhas 167 – Terminal Parque Oeste/Terminal Dergo/Setor Universitário; 168 – Terminal Recanto do Bosque/Campinas/Centro; 169 – Morada Nova/ Centro; 261 – Aruanã II/Água Branca/Centro; 262 – Vale Dos Sonhos/Jardim Guanabara/Centro; 268 – PC Campus/Centro/Via Crimeia Leste; 401 – Circular/Via Praça Walter Santos; 405 – Aruanã II/Independência/Centro; 601 – Jardim Tiradentes/Colégio Marista; e 602 – Colina Azul II/Colégio Marista.

Confira a planilha aqui

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia