A Secretaria Municipal de Saúde vai antecipar para esta terça-feira (14/04) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Goiânia. A antecipação se deve ao sucesso da primeira fase da campanha que já protegeu mais de 181.504 pessoas. A meta de idosos foi superada em mais de 100%.  Até o momento, 135.082 pessoas com 60 anos ou mais foram vacinadas, quase 7.500 a mais que a meta inicial que era 127.724. O número a mais é resultado da grande procura de pessoas que moram em outros municípios pela vacina em Goiânia. 

Quase 40 mil (39.314) profissionais de saúde, que fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da campanha, também já se vacinaram. Um total de 7.112 pessoas de outros grupos foram igualmente imunizadas.

Segunda fase da Campanha

A segunda fase da campanha, composta inicialmente por 126.111 pessoas, sofreu algumas alterações de grupos. Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários foram incluídos pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Ofício Nº 171 publicado em 02/04. Também por determinação do MS, os professores foram transferidos para a terceira fase. Já o grupo das mulheres grávidas foi antecipado pelo governo do Estado.  

Com as alterações, podem se vacinar a partir desta terça-feira os seguintes grupos:
– Gestantes
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

Pontos de vacinação

A doses da vacina estarão disponíveis em 72 pontos espalhados pela cidade. Somente no drive-thru do Detran, onde a vacinação é feita por servidores do estado, e no drive-thru do Shopping Passeio das Águas, onde atuavam  alunos e professores voluntários da UFG, não haverá vacina. Já no drive-thru do Shopping Flamboyant a vacinação ocorrerá normalmente a partir das 8h30. Nos demais postos o início será às 8h.

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde