Por determinação do prefeito Rogério Cruz, diante do anúncio de frente fria em todo o Brasil para esta semana, a Prefeitura de Goiânia movimentou força-tarefa para acolher a população em situação de rua na capital. As ações tiveram início na noite desta quarta-feira (10/08) com a acomodação inicial de pessoas no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), além da distribuição de cobertores em pontos estratégicos da capital.

“Com o frio que chegou em Goiânia, devemos pensar naqueles que mais precisam”, afirma Rogério Cruz. “No local, há uma estrutura para recebê-los e são disponibilizadas refeição e higiene pessoal. Vans percorrem o Centro da cidade para acolhida. Tudo o que pudermos fazer para ajudar os goianienses, faremos”, destaca o prefeito.

Na operação, foram mobilizadas equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. A Guarda Civil Metropolitana também compôs a força-tarefa, responsável pela segurança.

A prefeitura ofereceu transporte, cobertores, agasalhos, máscara em gel e refeições aos que foram atendidos no local. As duas Casas de Acolhida Cidadã também receberam pessoas em situação de rua, com acolhimento e alimentação. Equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas distribuíram, ainda, cerca de 100 cobertores em pontos estratégicos.

As ações de acolhimento seguem nesta quinta-feira (11/08) e sexta-feira (12/08), em locais a definir, uma vez que a expectativa é de acolher mais pessoas, de forma confortável e centralizada.

A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), que disponibiliza van e equipe para abordagem e transporte dos assistidos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), com distribuição de cobertores e preparo do café da manhã.

Fotos: Jucimar de Sousa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia