Com apoio da Prefeitura de Goiânia, os jogos finais das modalidades Valorant e eFootball da1ª etapa da III Copa Goiânia de E-Sports foram realizados no sábado (27/05) e domingo (28/05), no Shopping Passeio das Águas. Competição é organizada pela Associação Goiana de E-Sports (AGES). Neste ano, cinco modalidades serão disputadas no decorrer das quatro etapas: Fifa, eFootball, Valorant, CS:GO e Free Fire.

No sábado, a modalidade coletiva Valorant teve suas partidas finais realizadas na Arena Gamer. A equipe do Vila Nova Universo E-Sports foi a grande campeã, já a equipe Vimdocs ficou em segundo, e Foxxe, na terceira colocação.

No domingo, foi a vez do eFootball, modalidade individual, ser disputada entre gamers na busca pelo título da 1ª etapa da III edição da competição. O primeiro lugar ficou com Nilton Arão, Bruno Miguel foi o vice-campeão, e em terceiro lugar, Gabriel Fernandes.

Os três primeiros colocados de cada modalidade receberam premiações em dinheiro, além de vales-compra em lojas do shopping. Participam da competição e-jogadores a partir dos 16 anos.

Na sexta-feira (26/05), aconteceu, ainda, o concurso de Cosplay (inteiramente presencial), com participação do público e brindes para os melhores selecionados. Vários fãs de jogos eletrônicos participaram com suas fantasias de personagens dos jogos. Foram distribuídos R$ 3.500,00 em vales-compra em lojas do shopping aos candidatos mais votados pelo público.

Para o secretário municipal dos esportes, Danilo Rabelo, a copa tem um cunho social importante, pois, além da competição para os jogadores, toda a estrutura que recebe o público de forma gratuita leva integração e inclusão nas modalidades eletrônicas para os jovens.

“Essa competição é fantástica. Temos inscrições gratuitas para os jogadores, e, o público participa ativamente, jogando as modalidades oferecidas na Arena Gamer, que recebeu mais de 10 mil pessoas nesta etapa. A maioria desse público, com certeza, tem pouco contato com e-sports. Vamos buscar cada vez mais inclusão e interação em todas as modalidades na pasta de esportes”, afirma.

Para realização da Copa Goiânia de E-Sports, a competição empenha emendas impositivas parlamentares de vereadores da capital, que tiveram como destino a Associação Goiana de E-Sports (AGES). São cinco emendas que somam R$ 1,4 milhão.

Arena Gamer
Mesmo com as disputas finais, a Arena Gamer, montada com várias atrações eletrônicas, recebeu o público nos dois dias da competição, das 10h às 22h. De acordo com a AGES, mais de 10 mil pessoas passaram pela arena nos dez dias em que ela ficou aberta ao público. Jogos nas modalidades Just Dance, Cockpit Simulador, PlayStation 5, Fliperama, óculos de realidade virtual e PC Gamers foram oferecidos para os visitantes. A estrutura, instalada na Praça de Alimentação, permitiu também que os visitantes assistam aos jogos.

Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp) – Prefeitura de Goiânia