Meio Ambiente e Urbanização

Colaborador da Comurg participa da Exposição Ninhos Urbanos

Ação enfatiza a Semana Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 28 de maio de 2021 às 19:13 | última atualização: 28 de maio de 2021 às 20:35

Tamanho da fonte:
-A A A+
Ouça a notícia aqui

A Prefeitura de Goiânia está sendo representada por Manoel Santos, colaborador da Comurg,  na Exposição Ninhos Urbanos. O evento faz parte das ações da Semana Nacional do Meio Ambiente no período de 1 a 5 de junho. É também uma manifestação artística sobre valores e importância do lar em nossas vidas com o sentido de representar ninho, casa, aconchego e identidade.

 A exposição acontece no dia 29/5, ás 8 h, na Praça da T-23, no setor Bueno, com a mostra de 66 artistas goianos. Pretende contribuir para o bem-estar da sociedade através da arte com uma exposição coletiva de 66 casinhas de  passarinhos, cada uma ao seu  estilo e inspiração. Haverá ainda oficina de pintura para crianças, música ao vivo e apresentação de artistas circenses.

 Manoel é artista plástico primitivista e autodidata. Sem formação acadêmica na área, o colaborador tem inúmeros trabalhos elaborados em telas. Para a exposição Ninhos Urbanos,  foi confeccionada uma casinha de passarinho em compensado com dimensões 30x28x23 (largura, altura e profundidade).  Todas as casinhas estão sendo expostas em imobiliárias parceiras.

 Para Manoel, participar deste evento fortalece a relevância de seu trabalho e o reconhecimento do público. “A arte é primitiva mas não é simplória. Traz conexões, reinvenções, alicerces e encanta a alma. Para a exposição, eu busquei inspiração no Cerrado, onde os animais fazem seus ninhos e criam seus filhotes.”

O Presidente da Companhia, Alex Gama, reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo artista, principalmente na atual conjuntura. “Ressaltar a beleza e o valor do lar em forma de ninho nos remete ao acolhimento e união, principalmente em tempos de pandemia, onde o isolamento e distanciamento têm permeado as relações. Profissionalmente, alavanca a aprovação e triunfo do nosso colaborador no mundo das artes.”

Sustentabilidade e Meio Ambiente

 Para estimular a preservação do meio ambiente e a importância da sustentabilidade no ambiente urbano, a Companhia fez toda a preparação da praça para receber a exposição coletiva. Foram feitos a poda das árvores e grama, limpeza das vias e manutenção dos canteiros. A fonte, localizada no centro da área verde foi requalificada com novo sistema automatizado para otimizar o funcionamento.

Também foram instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A medida é uma forma de demonstrar apoio às empresas e entidades que participam do evento e estão seriamente preocupadas em preservar o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma consciente.
Para Alex Gama não é suficiente o poder público agir de forma isolada. Para haver um meio ambiente promissor é necessário a participação de todos com novos hábitos da população e das empresas comprometidas com o impacto ambiental no futuro. O ambientalista Silvio Soũls, destacou a necessidade de mais construções sustentáveis que evitam desperdícios. “A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável”, destacou o profissional que também estará presente representando a Companhia.

Márcia Tormim e Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização
Fotos: Luciano Magalhães