O prefeito Rogério Cruz afirmou, nesta segunda-feira (19/4), que o projeto Cidade Inteligente vai começar por um modelo piloto focado em reforçar a segurança em áreas comerciais. A expectativa do prefeito é instituir o programa ‘Rua Inteligente’ na Avenida 24 de Outubro, em Campinas. A fala ocorreu após reunião na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília.

“Para efetivar o projeto Cidade Inteligente, nós teremos que dar bons passos. E o primeiro passo é tornar o comércio seguro, sendo que o meu desejo é levar a ‘Rua Inteligente’ para Campinas”, enfatizou Rogério Cruz. O prefeito pontuou que deverá se reunir com a associação dos comerciantes da região e entidades do setor comercial para dialogar e “projetar aquilo que desejamos de melhor para a nossa Goiânia”.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, considerou que o trabalho da Agência é prover as cidades brasileiras com tecnologia que melhore a vida dos cidadãos em diversas áreas, como mobilidade e segurança pública. “Ficou definido que nós vamos trabalhar junto à Prefeitura nos próximos dias para construir com o secretariado quais são as necessidades de Goiânia e quais são potenciais tecnologias que eventualmente utilizaremos no município”, explicou Calvet.

Segundo Rogério Cruz, este será um projeto inicial para viabilizar uma das propostas desta gestão, que é criar infraestrutura de qualidade em todos os pontos da capital. “A Cidade Inteligente passa pela conectividade, em dar oportunidade a todos os moradores, trabalhadores e estudantes de terem acesso à internet por meio de fibra ótica, com velocidade e segurança”, registrou.

Desde o início da gestão, o prefeito Rogério Cruz tem visitado ministérios e outros órgãos federais para encaminhar projetos e captar recursos para aplicar na capital. Participaram da agenda desta segunda-feira o deputado federal João Campos e o chefe de gabinete do prefeito, José Alves Firmino.

Lucas de Godoi, da Diretoria de Jornalismo