Manutenção Urbana

Chuva: Comurg intensifica ações de prevenção com limpeza de córregos e vias

A Companhia de Urbanização de Goiânia segue com a força-tarefa para recuperar os locais atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias e prevenir que novos estragos ocorram

Publicado em: 19 de janeiro de 2021 às 15:06 | última atualização: 19 de janeiro de 2021 às 15:06

Tamanho da fonte:
-A A A+

Além do cronograma diário das atividades de limpeza e urbanização em toda cidade, a Comurg está com um efetivo promovendo a remoção de entulhos, lixo e mato alto das margens e leitos dos córregos. Até o momento já receberam a limpeza o córrego Cascavel, em Campinas; o córrego Padre Bernardo, Vila Aurora; córrego Botafogo, no setor Sul; córrego Ribeirão Anicuns e Capim Puba, no setor Aeroporto.

Outras equipes fazem a varrição e retirada de terra dos trechos considerados mais críticos pela Defesa Civil e também nas proximidades de bueiros. O objetivo, segundo o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia, Aristóteles de Paula, é evitar que lixo e terra entrem nos bueiros com a força da água da chuva.

A remoção das galhadas das árvores que caíram também é prioridade da Companhia. Em todos os dias chuvosos deste ano, o órgão registrou a queda de pelo menos 105 árvores. Os trabalhadores operacionais fazem a desobstrução das vias e calçadas o mais breve possível e depois retornam para remover as galhadas.

Aristóteles de Paula pede o apoio da população para não descartar de forma irregular lixos e entulhos nas ruas, avenidas e áreas públicas. Quando ocorrem as chuvas, todo resíduo é levado junto com as águas para os bueiros e córregos ocasionando alagamentos e danos. Em 15 dias a Companhia recolheu cerca de 70 toneladas de entulhos das vias públicas.

Ele acrescenta que os agentes de orientação estão vistoriando a cidade e aplicando notificações administrativas e de orientação para os moradores que deixam entulhos e mato alto nas calçadas. De acordo com o código de postura do município a responsabilidade por manter a calçada limpa é do contribuinte.

Dicas da Comurg

-Use as lixeirinhas da cidade. Qualquer pequena quantidade de lixo, por mais inofensivo que pareça, pode causar entupimento das galerias pluviais (bocas de lobo e bueiros)

-Junte os recicláveis e coloque na lixeira no dia e horário do circuito da coleta seletiva. Todo cronograma da coleta pode ser visto pelo site da Prefeitura: www.goiania.go.gov.br

-Não jogue lixo pela janela do ônibus ou do carro

-Em caso de obras, não deixe areia ou outros resíduos e materiais de construção no passeio. Com as chuvas, eles podem escorrer e comprometer as bocas de lobo.

-Pequenas quantidades de entulhos, materiais recicláveis, pneus e outros objetos podem ser levados aos Ecopontos da cidade. A capital já conta com a unidade Guanabara, na Rua GB-5, setor Guanabara 2 e a unidade Faiçalville, na Rua Nadra Bufaiçal, setor Faiçalville.

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização
Fotos: Luciano Magalhães