Lançadas em setembro de 2020, as obras de prolongamento do trecho Sul/Norte da Marginal Botafogo, entre as Avenidas Segunda Radial, na Vila Redenção, e Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, estão em fase final e deverão ser entregues pela Prefeitura de Goiânia até outubro deste ano. De acordo com dados do consórcio Reurbaniza Córrego Botafogo, responsável pela execução das obras, cerca de 97% dos trabalhos já foram executados e, neste momento, estão sendo feitos os muros de arrimo e aparentes laterais a pista.

O prolongamento da via é parte da contrapartida da administração municipal no contrato celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, considerado um dos maiores parques lineares da América Latina, com 24 km de extensão.

“Essa é uma grande obra para a mobilidade da capital. Com a entrega do trecho sentido Norte/Sul em dezembro de 2020 e a conclusão do Complexo Viário Jamel Cecílio, prevista para os próximos meses, os goianienses terão maior acessibilidade e rapidez entre as duas regiões, desafogando parte do tráfego de veículos da BR153”, destaca o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro.

Orçada em cerca de R$14 milhões, as obras do trecho Sul/Norte da Marginal Botafogo envolvem, além do prolongamento da via, ações de recomposição do leito do córrego Botafogo e obras de drenagem nas vias laterais à pista, no Jardim Goiás.

“Essas obras têm por objetivo garantir que a rede pluvial das vias possam captar as águas das chuvas da região, fazendo com que elas sejam lançadas no leito do córrego Botafogo sem trazer transtornos para moradores e veículos que transitam na região”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro.

Willian Assunção, da editoria de Planejamento Urbano e Habitação